segunda-feira, 20 de abril de 2009

Homenagem ao Internacional

Tinha eu cerca de 22 anos e um amigo gaúcho que morava em Campos (hoje do Goitacazes) me convidou para assitir ao jogo Vasco e Internacional no Maracanã. Como morava em Niterói, conforme combinamos atravessei de barcas logo cedo e me encontrei com ele na Praça XV. Para meu espanto, pegamos o ônibus para Copacabana e decemos na Rua Princesa Isabel. O Valdir me levou no hotel onde o Inter estava hospedado. Ao chegar no hotel fomos muito bem recebidos . Fiquei maravilhado, eu queria conhecer o Falcão pessoalmente, mas ele embora estivesse no hotel não ia jogar pois estava machucado e quem iria substitui-lo era um rapaz novinho chamado Valdir Lima que por sinal fez um partidaço. Mesmo assim ele veio ao saguão do hotel atender a vários torcedores, um gentleman e muito atencioso. O Valdir me levou no apartamento de uma amigo dele chamado Chico Spina que ia substituir naquela partida ao Waldomiro (espetacular ponta direita) e o Chico nos recebeu e ficou conversando com o Valdir , penteando (havia acabado de tomar banho) uma cabeleira meio rude e foi muito gentil comigo principalmente eo fato inesquecivel para mim. Já estava preocupado de como chegar no Maraca, meio duro, pouca grana no bolso, pois tinha ainda os ingressos e devido a hora ia ficar dificil de conseguirmos comprar. Resultado , fomos para o Maracanã no mesmo ônibus que o Internacional, entrei junto com o time, com aquela emoção toda de uma decisão , fui no vestiário e depois fui parar nas cadeiras especiais. Depois desci novamente com o Valdir para o vestiário e ficamos lá até o povo recolher tudo e novamente para meu espanto voltamos no mesmo ônibus e para coroar tudo de bom que já havia acontecido., mandaram o motorista desviar de sua rota e nos deixar na Praça XV , e ainda nos agradeceram como se tivéssemos sido uma espécie de pé-de-coelho, guru da boa sorte, pois fomos ao apartamento do Chico Espina e ele fez 02 gols. Que festa ... o pessoal muito educado, e ainda felizes com a vitória. Me lembro de estarem no mesmo ónibus também o reporte acho que Elder Macedo, o presidente da federação gaúcha Rubens Holfmeiter , o treinador e pessoa espetacular Ênio Andrade. O Valdir, depois fiquei sabendo era representane do Internacional do Rio de Janeiro, inclusive havia comprado do Goitacaz para o Inter o passe de um jovem zagueiro que surgiu por lá com o nome do Paulo Marcos. jogo – 20.dezembro.1979 Vasco 0 x Internacional 2 – No maracanãGols de Chico Spina dois Juiz: Oscar ScofaroInternacional: Benitez. João Carlos. Mauro Galvão. Cláudio Mineiro. Valdir Lima (Toninho). Jair. Batista. Chico Spina (Adilson). Bira e Mário Sérgio.Vasco: Leão. Orlando. Gaucho. Ivan e Paulo Cesar. Zé Mário. Guina (Zandonaide) e Dudu (Paulinho). Catinha. Roberto Dinamite e Wilsinho. Tecnico ênio Andrade.