quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aves Aliança contesta nota


A Empresa Aves Aliança, mais conhecida como Frigorífico Cancela, localizada em Araucária (PR), contestou informações publicadas no site Paraná Online no dia 18 de outubro, também disponibilizadas no site Avicultura Industrial.
A notícia dizia que o frigorífico enfrentava problemas econômicos e "colecionava transtornos por conta dos prejuízos ambientais e sanitários".
Em nota enviada à nossa redação, Florindo Emanuel Pinto, responsável pela área ambiental da Aves Aliança, informa que a empresa está em dia com a documentação ambiental e que a prefeitura de Araucária não se importa em manter o frigorífico dentro de seus limites. Veja a íntegra da declaração:
"Declaramos estar em dia com a documentação Ambiental e que todos os resíduos gerados são devidamente tratados e/ou destinados de maneira correta. Os efluentes líquidos são tratados de maneira a estar dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais, ajudando a diluir o esgoto trazido através de tubulação de desvio de nascente realizado pelo prefeitura há muitos anos, onde foi realizado um aterro para construção de moradias nos arredores da empresa.
Apesar da solicitação da empresa para minimizar o despejo de esgoto a céu aberto dentro da propriedade onde se encontra instalada a empresa, a mesma não obteve resultados junto a prefeitura, mesmo propondo tratar estes efluentes que ali são despejados. Em atenção as denuncias relatadas, salientamos que possuímos a Licença ambiental de Operação, expedida pelo órgão ambiental responsável e com validade até 2012.
Lamentamos porém que a prefeitura municipal de Araucária, através da secretaria de meio ambiente, demonstre interesse publico de reduzir 300 vagas de emprego, utilizando de imprensa para divulgar declarações que visão somente o bem para poucos e que para isso muitos são os prejudicados.
Informamos ainda que estamos estudando formas para transferir a planta da empresa para outra cidade e que os estudos estavam em andamento em conjunto com a prefeitura municipal na pessoa do Sr. Paulo Tadeu e o exclmo. Secretario de Meio Ambiente.
As reclamações sobre odor gerado na empresa se devia a uma falha mecânica e o mesmo foi resolvido com a instalação de novos equipamentos, o que supriu, alias, com vistoria realizada pela prefeitura, as melhorias solicitadas.
É lógico que para se transferir uma planta empresarial deste porte necessita de tempo, pois além do local necessita-se de infra-estrutura para a mudança, e isso a prefeitura sabe desde quando começamos os diálogos. Até hoje aguardamos o Termo de Ajuste de Conduta proposto pela prefeitura na última reunião" - Florindo Emanuel Pinto (clan_ambiental@yahoo.com.br).
Redação Avicultura Industria