sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Avicultura russa também pede fim das importações de carne de frango

Campinas, 22 de Outubro de 2010 - Aparentemente, todo o movimento foi muito bem orquestrado. Pois bastou Vladimir Putin, Primeiro Ministro da Rússia, afirmar que a partir do ano que vem seu país pode dispensar a importação de carne de frango (vide “Em 2011 Rússia não vai importar carne de frango, diz Putin”), para os produtores de frango russos iniciarem manifestações nas quais pedem às autoridades a imediata suspensão da entrada de produto estrangeiro no mercado local.
Porém, diferentemente de seu chefe, o setor avícola russo não recorre ao argumento da autossuficiência, mas à concorrência - para eles considerada “desleal”: alegam que, com o reinício das importações dos EUA a partir de setembro, os preços internos do produto sofreram retrocesso.
Desta vez, no entanto, não há como negar a razão dos avicultores russos, visto que o momento para a derrubada dos preços é dos mais impróprios. Pois, com a quebra da safra russa, os custos internos de arraçoamento sofreram fortes altas, só passíveis de repasse ao produto final graças à ausência no mercado local do produto de origem norte-americana.
Segundo o The Moscow Times, a simples entrada de 30 mil toneladas de produto norte-americano causou uma queda de 5% nos preços internos do frango. Por isso o setor teme o pior com a chegada de outras 100 mil toneladas do produto, já em trânsito e com desembarque previsto nos portos russos para os próximos dias.
Para evitar que o setor seja ainda mais afetado, as lideranças avícolas russas estão solicitando do governo a suspensão imediata das importações. Para reforçar seu pleito, fazem coro a Vladimir Putin e citam que o país já produz mais de três milhões de toneladas de carne de frango. “É o suficiente para atender o mercado interno”, defendem.
(AviSite) (Redação)