sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Contatos na Sial 2010


Intensa visitação e o alto interesse de compradores internacionais por informações da produção de aves e ovos no Brasil marcaram a participação da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) no Salon International de l'Alimentation (Sial), uma das maiores feiras mundiais do setor de alimentos e bebidas, encerrada hoje (21), em Paris.
Segundo o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra, as 15 empresas associadas presentes no espaço de quase 240 metros destinados à entidade do setor avícola brasileiro registraram, juntas, uma média de 300 contatos diários.
“Esta edição do Sial ficou marcada para nós como um evento de recordes.  Nunca tantas empresas do setor avícola participaram desta feira como em 2010, assim como não há registro de tamanha visitação como a que tivemos este ano”, ressalta.
 Durante o SIAL 2010, a Ubabef lançou a quinta publicação da BR Chicken, revista institucional que nesta edição contou com conteúdo especificamente voltado para o público europeu.  Também foi distribuída no estande da entidade a EcoBag, sacolas com o objetivo de trabalhar o conceito de sustentabilidade sobre a Brazilian Chicken, marca internacional do frango brasileiro.
Outra ação da Ubabef durante o Sial 2010 foi o fomento às exportações de ovos, com a distribuição do folder “Brazilian Egg”, com informações sobre o trabalho que os produtores de ovos estão realizando para o desenvolvimento técnico do setor.
“O interesse internacional pelo Brasil como fornecedor de ovos é grande e ficou evidente durante o Sial.  Com esta que foi a primeira ação em feiras do setor exportador de ovos, cremos que em breve poderemos alavancar os embarques do segmento”, destaca o Diretor de Mercados da Ubabef, Ricardo Santin.
O Sial é uma das maiores feiras mundiais do setor de alimentos e bebidas e reúne, a cada dois anos, mais de 5 mil expositores e aproximadamente 140 mil visitantes de todo o mundo.
Encontros com Argentina e EUA – Durante o Sial,  o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra, participou de reuniões como o presidente do Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos Estados Unidos, Jim Summer, e com presidente do Centro de Empresas Processadoras Avícolas da Argentina (Cepa), Roberto Domenech.
“Brasil, EUA e Argentina, juntos, respondem por mais de 70% do comércio internacional de carne de frango.  Como países destacados neste cenário, sofrem continuamente com barreiras técnicas e tarifárias de cunho protecionista.  Por isso,  buscamos uma relação mais próxima para que, alinhados em questões de interesse comum, tenhamos mais força para trabalhar pela manutenção que hoje são abertos para nosso produtos”, explica o presidente da Ubabef.
Outro destaque da participação da Ubabef no evento foi o encontro com o ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maire, que buscou informações e demonstrou-se admirado com o status sanitário e a atuação do Brasil no mercado avícola internacional.
“Nestes dias em que estivemos na Sial, pudemos constatar que o ambiente está bastante receptivo para a proteína animal do Brasil, mesmo após o pedido de painel feito pelo setor avícola à Organização Mundial do Comércio, contra a União Europeia, devido à uma nova legislação que altera o conceito de carne fresca e suas preparações”, destaca Turra.
Ubabef