segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ministério da Agricultura faz inspeção para manter o Sisbi na Bahia

Salvador - Uma equipe de cinco fiscais federais do Ministério da Agricultura (Mapa) visita esta semana o Frigorífico Monteiro Ltda. e também o Acqua Produtos S.A, para avaliar os procedimentos e os serviços de inspeção, documentos e planilhas de cada estabelecimento. Este processo faz parte do plano de auditorias do ministério para garantir a manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) na Bahia, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). As visitas acontecem nesta semana, de 18 a 22 de outubro.

O Sisbi abre a possibilidade de inserção dos estabelecimentos baianos nos mercados consumidores altamente competitivos nas unidades da federação. Para conseguir a equivalência do Sisbi, a Adab realizou oficinas e treinamentos com o quadro funcional, bem como cursos em parceria com o Ministério da Agricultura com o propósito de harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção.

A Bahia foi um dos três primeiros Estados, seguido de Minas Gerais e Paraná, a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Esse sistema permite aos serviços de inspeção estadual e municipal a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), ampliando o comércio interestadual de produtos de origem animal da Bahia nas diversas escalas de produção em todo o país.