terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prefeitura vai doar 60 mil doses de vacinas contra aftosa - Campos dos Goitacazes

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa começa no dia 1º de novembro e se estende até o dia 30.  A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca já disponibilizou 60 mil doses de vacinas, que serão doadas aos pequenos produtores cadastrados na Defesa Sanitária do Estado e com rebanho de até 70 animais. Sete equipes irão percorrer o município para proteger 25% do rebanho, estimado em 240 mil animais.
 
O secretário Carlos Frederico Paes frisou que só receberão as doses, os produtores cadastrados. Ele explicou que para se cadastrar, o pequeno produtor deve comparecer à sede da Defesa Agropecuária do Estado, na Rua Visconde Inhaúma, 102, Parque Tamandaré, próximo ao campo do Americano, levando documento que prove o uso da terra, identidade e CPF. “Hoje estão cadastrados em torno de 2 mil produtores”, informou.
 
Frederico ressaltou que um gado não vacinado pode trazer sérios problemas para o município. “O produtor fica impedido de comercializar e transportar os animais, além de ser multado. A febre aftosa não é só um problema sanitário, mas econômico também. A obrigação de imunizar os animais é dos produtores, mas a prefeitura entende que é preciso contribuir para que os pequenos produtores tenham condições de proteger seus rebanhos”, destacou.