domingo, 17 de outubro de 2010

SJB com Posto de Defesa Agropecuária

Por intermédio de convênio entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Prefeitura de São João da Barra, foi implantado no município o Posto Municipal de Defesa Agropecuária, que está funcionando na sede da Secretaria de Agricultura. De acordo com o secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, a iniciativa facilita a vida do produtor rural e dos proprietários de açougues, que não precisarão ir a Campos para resolver questões ligadas aos serviços prestados pelo Posto da Defesa Sanitária Estadual.

— Com a instalação do posto, poderão ser emitidas aos produtores rurais e açougueiros a Guia de Trânsito Animal (GTA), declaração de vacinação contra aftosa, brucelose, cadastro dos produtores e outras atividades relacionadas à Defesa Agropecuária — disse, lembran-do que, além do Posto de Defesa Agropecuária, os açougueiros serão beneficiados com o transporte gratuito de São João da Barra que será abatido em Matadouro em Campos.

Na contrapartida para implantação do posto a prefeitura disponibilizou uma equipe de funcionários treinada e qua-lificada para prestar atendimento aos produtores e cedeu uma sala na sede da secretaria com toda infra-estrutura para o funcionamento.

Qualquer tipo de transporte de animais, para fins de venda, abate ou transferência de pasto é obrigatório a emissão do GTA, que está condicionada à apresentação da nota fiscal do produtor rural e do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) pago.