sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Após suspeita de vaca louca em SP, frigoríficos reforçam que não há casos da doença no Brasil

Hospital responsável informou que a doença não está confirmada; caso está sendo investigado



Os frigoríficos Minerva e JBS-Friboi divulgaram comunicados ao mercado reforçando que não identificam relação entre a indústria de carne com a notícia de suspeita de um caso de infecção por doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) – conhecida como "doença da vaca louca" –, em Campinas (SP).
Profissionais do Hospital Beneficência Portuguesa local investigam caso suspeito de DCJ, cuja causa provável é a ingestão de carne contaminada pela doença bovina.
A Vigilância em Saúde Municipal informou, por meio de nota oficial, que foi notificada sobre o caso, tratado com sigilo, e que não há transmissão da doença no Brasil. O paciente internado é médico e, segundo informações extraoficiais, esteve na Europa. O Hospital Beneficência Portuguesa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a doença neurológica não está confirmada e que o caso está sendo investigado.
– O Minerva reforça a tese de que este caso nada tem a ver com o sistema brasileiro de produção de carnes – diz o frigorífico em nota.
Já o JBS ressalta que "nunca houve um caso de Vaca Louca no Brasil e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é altamente improvável que ocorra um caso da doença no país, tendo em vista que o gado no Brasil é estritamente alimentado a pasto".
Ambos citam que o Ministério da Agricultura fiscaliza a alimentação animal e a cadeia produtiva de bovinos, reiterando que rações de origem animal são proibidas no Brasil. O comunicado do Minerva explica também que a farinha de origem bovina utilizada na nutrição de aves e suínos "passa por um processo de esterilização, eliminando o risco de contaminação".

AGÊNCIA ESTADO