terça-feira, 9 de novembro de 2010

Assembleia de credores do Frigorífico Independência é adiada

DA REDAÇÃO

A assembleia geral dos credores (AGC) do frigorífico Independência, convocada em primeira chamada para ontem, não ocorreu por falta de quórum. Nesta situação, já prevista em edital, o adiamento protela a assembléia para a segunda chamada no próximo dia 22, às 10h, em São Paulo. O assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Carlo Daniel Coldibelli, esteve hoje em São Paulo para acompanhar AGC e estará presente na segunda convocação da assembléia, representando os credores sul-mato-grossenses.
Para que a AGC ocorresse em primeira convocação, deveriam estar presentes no mínimo 50% dos credores titulares dos créditos, os quais deveriam somar pelo menos 50% dos valores de cada uma das três classes, representadas pelos trabalhistas, quirografários (que não tem garantia) e pelos credores financeiros, o que não ocorreu.
Na próxima assembleia, de acordo o edital de convocação, deverá ser deliberada "a adequação, ajuste e/ou modificação do plano de recuperação judicial e apresentação de um plano alternativo e/ou outros assuntos de interesse dos credores e da companhia".
Suspensão de pagamentos
Em acordo firmado entre credores pecuaristas e fornecedores na assembleia que ocorreu no dia 13 de setembro desse ano, foi votada a suspensão dos pagamentos aos credores das parcelas com vencimento nos meses de setembro e outubro, com o crédito a ser efetuado no dia 8, juntamente com a parcela daquele mês. Foi decidida também na ocasião a antecipação do pagamento das duas últimas parcelas devidas a esses credores, sendo feito esse pagamento na 22ª parcela. Esse acordo teve vencimento na data de hoje, no entanto o pagamento não aconteceu.
Mato Grosso do Sul ainda tem 94 credores com valores a receber do grupo Independência. Dos cerca de R$ 42 milhões devidos aos pecuaristas pela indústria, R$ 17 milhões ainda não foram pagos.