terça-feira, 2 de novembro de 2010

Brasileiro está entre os cinco maiores consumidores de carnes

Cada cidadão do país, come, em média, 91,3 quilos por ano de carne de frango, porco e boi

02/11/2010 - 10:16
Alterar o tamanho da letra A+A-
Em 2010, os brasileiros devem estar entre os cinco maiores consumidores de carnes do planeta. Pelo menos quando levada em conta a soma das vendas de carnes de frango, porco e gado bovino. Em média, cada cidadão do país come 91,3 quilogramas desses três tipos de carne por ano. Dessa quantidade, 40,1 quilos são de carne de frango (44%), 37,3 quilos de carne bovina (41%) e 13,9 quilos (15%) de carne suína.
A projeção é da circular “Criações e aves: mercados e comércio mundiais”, realizada regularmente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês) e divulgado neste mês de outubro. Os dados sobre consumo de carne suína são da projeção feita no Brasil pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reproduzidas pelo portal AviSite.
Ainda de acordo com o Usda, Brasil e Índia se mostram “crescentes a longo prazo” em relação à quantidade de cabeças de gado. Os dois países apresentam curvas ascendentes nesse índice desde 2001 e, segundo a projeção apresentada, o Brasil deve ter cerca de 200 milhões de cabeças de gado em 2011. “Enquanto outros grandes exportadores de carne bovina estagnaram ou decaíram”, assinala o gráfico seguinte, que traz Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, União Europeia, Uruguai e Nova Zelândia com índices de criação de gado praticamente iguais nos últimos dez anos.
A pesquisa também afirma que os rebanhos brasileiros “cresceram o bastante para suprir a demanda externa e interna” na última década, mas o país ainda se recupera do baque sofrido em 2008, quando as vendas para a União Europeia diminuíram significativamente. No entanto, a Europa tem enfrentado maiores custos de produção de suínos, o que, segundo o levantamento, fará com que Estados Unidos e Brasil substituam o velho continente no mercado exportador de carne de porco. Ainda assim, terão resultados inferiores aos da China nesse ramo, pois o país asiático deve ser responsável por metade de toda carne suína do planeta em 2011.
Em relação ao frango, as previsões são as de que o Brasil terá aumento de demanda tanto doméstica quanto do exterior.