quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Carnes processadas aumentam risco de doenças vasculares


Wilson Dell'Isola, do Metro ABC

cidades@eband.com.br

A ingestão de carnes processadas aumenta o risco de doenças vasculares e de desenvolver diabetes. A conclusão, da universidade de Harvard, foi baseada na análise de dados retirados de 20 estudos, que incluíram mais de 1,2 milhão de participantes.

De acordo com a pesquisa, entre as pessoas que ingeriam carne vermelha não processada, nenhum acréscimo representativo no risco de desenvolver as doenças foi observado. O mesmo não aconteceu com os voluntários que possuíam carnes processadas na sua dieta – como salsichas, presuntos, bacons, hambúrgueres e outros.

O resultado indica que para cada 50 gramas de carne processada ingeridas por dia há aumento de 42% na chance de uma doença cardiovascular. Em relação à diabetes, este índice é de 19%.

Em dez anos de acompanhamento, 47.976 homens e 23.276 mulheres morreram. Para os pesquisadores, 11% das mortes de homens e 16% de mulheres poderiam ser adiados se houvesse redução do consumo de carne vermelha processada para 9 gramas a cada mil calorias ingeridas ao dia.

Os pesquisadores dizem que o sal e os conservantes usados na carne processada são os responsáveis pela elevação das chances. Isso porque o sal tende a aumentar a pressão sanguínea, enquanto os conservantes de nitrato contribuem para a arteriosclerose (espessamento e endurecimento da parede arterial) e reduzem a tolerância à glicose.

“As carnes processadas contêm níveis de sal quatro vezes maiores e o dobro de nitratos do que nas nãoprocessadas. Isto sugere que estes elementos, mais do que a gordura, estão na origem do risco mais elevado”, disse Renata Micha, coordenadora do estudo.

Durante o cozimento das carnes em altas temperaturas, são formadas aminas heterocíclicas – substâncias reconhecidamente cancerígenas. As maiores temperaturas são atingidas ao grelhar na chapa e fritar com pouco óleo o alimento. Por esse motivo, o mais indicado é preparar o produto no forno ou em um cozido.