quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Começa vacinação contra aftosa por pecuaristas fluminenses

Durante todo o mês de novembro será realizada a segunda etapa anual da campanha contra a febre aftosa. Neste período, os pecuaristas fluminenses têm um compromisso com a sanidade de seus rebanhos. Considerado área livre de aftosa, há 13 anos sem o re-gistro da doença em seu rebanho bovino, o Estado do Rio vem obtendo nas campanhas de vacinação contra a doença, índices de imunização superiores a 90%. Em Campos, serão vacinados gratuitamente, a partir de hoje, o rebanho de produtores com até 70 animais. Em São João da Barra, a totalidade do gado local será vacinada pelo município. Vacinar o gado contra a doença é obrigatório, independente de apoio municipal.

Diante do índice de imunização no Estado, o resultado positivo, na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é fruto do trabalho e empenho das equipes de Defesa Agropecuária, das parcerias com prefeituras, Ministério Público e da conscientização dos pecuaristas sobre a importância da imunização do gado.

— Em função dos bons índices alcançados, a perspectiva é de que nas próximas campanhas possam ser reduzidas as faixas etárias de vacinação dos animais. A parceria com o Ministério Público, que tem convocado, em alguns municípios, produtores inadimplentes com a vacinação, mostrando os riscos que representam para a sanidade do plantel bovino fluminense e as penalidades previstas na lei, está sendo muito positiva — frisou o secretário.

O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no Estado. O secretário Christino lembrou ainda que, hoje, o estado conta com 27 Núcleos de Defesa Agropecuária e 16 Postos de Defesa Agropecuária, onde os produtores podem apresentar a declaração de vacinação. E o objetivo ainda é ampliar o número de postos, através de convênios com as prefeituras.

Em Campos, a expectativa é vacinar 60 mil cabeças de gado, protegendo 25% do rebanho do município, estimado em 240 mil cabeças de animais. O produtor que não aplicar vacina no gado será multado em 2 UFIRS por cada animal, o que corresponde a, aproximadamente, R$ 20.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Campos, Frederico Paes, sete equipes vão estar percorrendo o município aplicando a vacina nos animais de propriedade de pequenos produtores, cadastrados na própria secretaria municipal de Agricultura e Pesca. O critério para pequeno produtor é ter até 70 cabeças de gado.

Frederico ressaltou que um gado não vacinado pode trazer sérios problemas para o município, além das sanções ao produtor.

— O produtor fica impedido de comercializar e transportar os animais, além de ser multado. A febre aftosa não é só um problema sanitário, mas econômico também. A obrigação de imunizar os animais é dos produtores, mas a Prefeitura entende que é preciso contribuir para que os pequenos produtores tenham condições de proteger seus rebanhos — destacou.

SJB quer imunizar 100% do rebanho local

Em São João da Barra, a secretaria de Agricultura pretende imunizar, também a custo zero aos produtores, 100% do rebanho do município, o equivalente a 28 mil cabeças.

Para cumprir essa meta, na segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa estarão atuando três equipes, compostas por técnicos e veterinários, que irão percorrer cerca de 50 localidades.

Cadastro — Para o cadastro em Campos, o pequeno produtor rural deve procurar a sede da Defesa Agropecuária do Estado, na rua Visconde Inhaúma, 102, Parque Tamandaré, próximo ao cam-po do Americano, levando documento que prove o uso da terra, identidade e CPF.