quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Frango e suíno na mesa


A alta do preço da carne vermelha está mudando o hábito dos consumidores. Nos supermercados, já possível perceber o movimento de transferência do consumo, com as carnes brancas ganhando espaço na mesa dos brasileiros.

A arroba do boi gordo subiu 14% somente em outubro e acumula valorização anual de mais de 50%, conforme o Centro de Pesquisa em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP). Pro teí nas tradicionalmente mais baratas, o frango e o suíno também subiram de forma expressiva, contaminados pelo boi. Entre 30 de setembro a 19 de outubro, o preço do frango resfriado avançou 11,7% e a da carcaça suína comum subiu 2,7% no atacado da grande São Paulo.

A carcaça bovina subiu 8,8% na mesma comparação. Para o curto e médio prazo, novos reajustes não são descartados, dada a dificuldade que os frigoríficos encontram para fechar as escalas de abate. Além disso, à medida que se aproxima o final do ano, o consumo de carnes tende a crescer com o pagamento do décimo terceiro salário e bonificações.
Gazeta do Povo