sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mesmo com população maior, consumo de frango dos brasileiros é bastante elevado

Campinas, 5 de Novembro de 2010 - Muita gente se surpreendeu com os números da população brasileira divulgados ontem pelo IBGE -185.712.713 habitantes, um número muito aquém dos 192, 194 e até 200 milhões de habitantes citados e/ou adotados por muita gente.


O que deveria ter ficado claro é que esse número corresponde à contagem efetuada até 28 de outubro de 2010, ocasião em que – pelas estimativas do IBGE – haviam sido recenseados 96,8% da população brasileira, um índice que, projetado para a totalidade da população, significa pelo menos 191,5 milhões de habitantes.

Naturalmente, se os brasileiros fossem, efetivamente, apenas 185,7 milhões de pessoas, a disponibilidade per capita de carne de frango prevista para este ano seria uma enormidade – mais de 43 kg supondo-se uma oferta global em torno dos 8 milhões de toneladas.

Parece, porém, que ainda não se chegou (de forma tão rápida, isto é, sem sustentabilidade) a esse exagero. De toda forma, a disponibilidade per capita permanece elevada, podendo chegar (considerada a oferta interna de 8 milhões de toneladas e uma população de 191,5 milhões de habitantes) aos 41,8 kg.

Se considerado que há apenas 15 anos o consumidor brasileiro dispunha de pouco mais da metade desse volume (23,3 kg per capita em 1995), a avicultura tem que se sentir orgulhosa. Mas se aceito que esse volume já é um dos mais elevados do mundo e, por isso, tende doravante a uma estabilização, a avicultura precisa começar a se preocupar. Porque passa a faltar espaço para as expansões desenfreadas e não programadas.

 (Redação)