quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Rússia: embargo ao frango congelado só nos industrializados


Campinas, 18 de Novembro de 2010 - Notícias vindas ontem de Moscou recolocaram a questão do embargo ao frango congelado em sua justa dimensão: a partir de 1º de janeiro de 2010 o uso do produto será proibido, apenas, nos produtos industrializados.
Desde meados de 2008 a Rússia vinha anunciando que, futuramente, iria proibir a utilização de carne de frango congelada na elaboração de pós-processados. Inicialmente (2009) aplicou a proibição na fabricação de alimentos infantis, prevendo que uma restrição mais ampla (nos pós-processados) entraria em vigor a partir do início do ano que vem.
Mas em outubro passado criou-se tumulto generalizado. Não se sabe se por confusão de autoridades envolvidas na questão ou, mesmo, da imprensa local, passou-se a noticiar que a venda do frango congelado (de origem russa ou importado) seria proibida também no varejo russo.
Foi preciso que um representante da US Poultry & Egg Export Council (a entidade representativa dos exportadores avícolas norte-americanos) recolocasse os pingos nos is. Ontem, Albert Davleyev, representante da entidade em Moscou, esclareceu que a limitação ao uso do frango congelado estará restrita, como se previa, aos processados e às chamadas “delicatessens”.
Em outras palavras, ressaltou que a medida não vai atingir as vendas a varejo. Mesmo assim observou que o procedimento ainda não está totalmente definido: foi aprovado pelo diretor da entidade russa de defesa do consumidor, Gennady Onishchenko, em 12 de novembro, mas precisa ser ratificado pelo Ministério da Justiça, o que deve ocorrer dentro de uma semana.
(AviSite) (Redação)