quinta-feira, 9 de junho de 2011

Produção de carne em MS leva vantagem sobre outros estados

Autor: Correio do Estado

Mato Grosso do Sul é um estado emergente e sortudo. Perto do sistema portuário, a exportação de carne leva vantagem comparada a Mato Grosso e Pará, outros estados brasileiros em plena expansão pecuária.

“A qualidade da carne produzida aqui é reconhecida mundialmente pelos negociantes e apreciadores da carne. Estava na hora de Mato Grosso do Sul começar a se impor como formador de opinião e não apenas produtor”, exalta o ex-ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, um dos palestrantes do Congresso Internacional da Carne 2011, que começou hoje e vai até amanhã em Campo Grande.

Ele pediu atenção para os chamados temas do futuro: ampliação do consumo de alimentos e de matérias primas agrícolas. Para Pratini, assegurar a estabilidade alimentar é fundamental. “O Brasil é o maior exportador de alimentos, são U$ 85 bilhões de exportação e apenas U$ 11 bilhões de importação”, ressalta o ex-ministro.

Futuro

Contudo, o Brasil ainda enfrenta barreiras sanitárias que por alguns momentos já impediram a exportação para países da União Europeia. “Este protecionismo sanitário diminui cada vez mais, porque a própria Europa tem problemas sanitários. Minha sugestão é nos organizarmos para aproveitar esse aumento do potencial do mercado internacional”, argumenta Pratini.

O mercado de carne deve triplicar nos próximos 40 anos. Não por conta do natural aumento populacional, mas da melhora da renda do consumidor em países emergentes, como o Brasil.

Boi: maior demanda e menor oferta sustentam preços

Autor: Cepea

O Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa fechou a R$ 98,15 nessa quarta-feira, 8, baixa de 0,47% no acumulado de junho (até dia 8). Em um cenário de forte pressão compradora, alguns pecuaristas têm conseguido negociar nos valores máximos devido às escalas encurtadas de parte dos frigoríficos. Isso acaba por aumentar os preços médios ou, pelo menos, por reduzir as quedas.

Essa relativa sustentação nos valores está relacionada à capacidade do consumidor de absorver os aumentos que têm sido gerados pelo crescimento da demanda do brasileiro e também pela diminuição da oferta de animais para abate. Considerando-se dados de abate de frigoríficos sob Inspeção Federal divulgados pelo Ministério da Agricultura e de exportação, constata-se que, grosso modo, a oferta interna de carne bovina no primeiro quadrimestre deste ano foi 37 mil toneladas menor que a de igual período de 2010.

Assocon faz lançamento da Interconf 2011 na Feicorte

Durante a feira, entidade também realizará a solenidade do Prêmio Nelson Pineda, além de debate técnico para jornalistas.

A Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) escolheu a Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), que acontece de 13 a 17 de junho, em São Paulo (SP) para fazer o lançamento oficial da 4ª Conferência Internacional dos Confinadores – Interconf 2011, reunindo o novo presidente da entidade, Eduardo Alves de Moura, vice-presidente Rodrigo Penna, além da diretoria executiva e departamento técnico da entidade.

A Interconf 2011 acontece de 13 a 15 de setembro, no espaço de eventos Oliveira's Place, em Goiânia (GO), e nesta edição terá como tema central a gestão como ferramenta eficiente na propriedade para reorganizar a administração e o planejamento do negócio pecuário, além de realizar um dia de campo na Fazenda Santa Fé, em Santa Helena de Goiás (GO). As mudanças ocorrem também na logomarca do evento, com novo conceito trazendo fatores visuais focados na produção com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Em conjunto com o lançamento do evento, será ativado o link para início das inscrições on-line no site da Interconf: www.interconf.org.br e para os primeiros grupos de interessados em pacotes de inscrição serão fornecidos descontos especiais.

Conforme destaca Juan Carlos Lebron, responsável pela comissão organizadora da a Interconf, a antecipação na inscrição garante melhores negócios e permite ao participante optar por pacote completo oferecido por operadora credenciada ou escolher apenas pacotes parciais. “A ideia é oferecer uma logística aos conferencistas com flexibilidade de opções, condições especiais de parcelamentos dos pacotes, com vantagens atrativas para as inscrições que forem confirmadas antecipadamente”.

Outro destaque será a ativação do novo conteúdo do site da Interconf, resultado da parceria entre Assocon e Canal Rural. Ao acessar o endereço eletrônico:[ www.interconf.org.br ] o internauta estará diante de um conteúdo inovador, mais robusto e interativo, fazendo com que deixe de se caracterizar como um evento anual para se transformar em um projeto contínuo, oferecendo conteúdo especializado e direcionado aos confinadores, com abordagens de temas regulares sobre o mercado de confinamento, produção, assuntos técnicos, análises, opinião, entrevistas e cases.

Premiação – A Assocon e seus convidados transformarão a Feicorte em noite de gala em 14 de junho (terça-feira), a partir das 20 horas, num grande ambiente de confraternização para a entrega do ‘Prêmio Nelson Pineda - Excelência em Confinamento’, ocasião em que a família Pineda receberá honrosas homenagens.

Na ocasião, serão agraciados com certificados e troféus os 40 confinamentos mais eficientes do País e 10 confinamentos destaques em sustentabilidade e bem estar animal. E o primeiro colocado em cada item: Índice Excon (Excelência em Confinamento); Índice Sustentabilidade; Índice problemas sanitários; Índice peso médio dos animais e Índice maior confinador - ganhará uma viagem para conhecer o confinamento JBS nos Estados Unidos.

Mesa redonda – Na quinta-feira, 16 de junho, às 16 horas, no estande dos Confinadores – localizado ao lado da posta principal de julgamentos, a Assocon realizará mesa redonda especialmente para jornalistas do agronegócio com o debate o “Uso de caroço de algodão e sua influência no sabor da carne”.

Como mediador convidado para este debate estará Fábio Dias, gerente técnico da Agropecuária Santa Bárbara, oportunidade que será apresentado um interessante estudo conduzido pelo professor Dante Lanna, (Esalq/USP) e Dorival Costa, cujos resultados apurados serão analisados e discutidos em conjunto com os jornalistas.

Fazenda Santa Silvéria apresenta animais Bonsmara de alta qualidade genética durante a 17ª Feicorte


Destaque será participação dos touros da propriedade pertencentes à bateria da CRV Lagoa.

A Fazenda Santa Silvéria, de Piratininga (SP), se destaca na seleção, produção e melhoramento genético de animais Bonsmara. Desenvolvida na África do Sul a raça possui como características a alta fertilidade, adaptação, docilidade e excelente qualidade de carne. A criadora Clélia Pacheco, que desenvolve um importante trabalho com Bonsmara desde 2001, levará para a 17ª Feicorte animais de alta qualidade genética, com destaque para os reprodutores Fuscão, Gaitero, Marlboro e Sansão – todos com sêmen disponível na CRV Lagoa.

Adepta ao cruzamento industrial, a criadora além de produzir gado de elite investe também no gado comercial, demonstrando ao pecuarista que o cruzamento de touros Bonsmara com fêmeas zebuínas ou ½ sangue oferecem bons resultados. “Avaliamos os resultados de diversos cruzamentos e é fato que o cruzamento de qualquer fêmea com touro Bonsmara vai imprimir qualidades como adaptação, ganho de peso e carne de boa qualidade”, acrescenta.

Durante a Feicorte, Clélia também divulgará o 2º Leilão Bonsmara Fazenda Santa Silvéria e Convidados que ocorre no dia 1º de setembro, no recinto Melo Moraes, em Bauru, com transmissão ao vivo no Canal do Boi (SBA). No remate serão colocados em oferta aproximadamente 120 touros com comprovada qualidade genética. .[Telefone (14) 3281-1308 e www.fazendasantasilveria.com.br] .

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brasil vira o maior exportador de frango do mundo

Segundo relatório da FAO, País vai superar Estados Unidos neste ano, mas entidade alerta para problemas de infraestrutura

O Brasil caminha para superar pela primeira vez os Estados Unidos em alguns dos setores agrícolas que por mais de 30 anos estiveram sob o controle dos exportadores americanos e obriga importadores a rever suas estratégias de abastecimento. Dados divulgados ontem pela FAO apontam que, em 2011, o Brasil será já o maior exportador de frango do mundo, com um terço do comércio global.

Além disso, dá passos importantes para se aproximar dos EUA na liderança da soja no planeta. Setores como carne bovina, milho e arroz também registraram ganhos importantes no ano. Se os avanços são claros no País, a FAO alerta que um salto maior exigirá que o governo dê uma solução aos entraves que a falta de infraestrutura está causando para as exportações nacionais. Em seu relatório bianual sobre a produção agrícola no mundo, a organização afirma que o real fortalecido e os custos de produção no Brasil terão de ser tratados pelas autoridades nos próximos anos.

No setor de carnes, a FAO aponta que o Brasil já o segundo maior produtor do mundo e sua expansão tem “mais que compensado a queda persistente da Argentina”. No país vizinho, 3,5 mil empregos foram eliminados no setor. Entre os exportadores, o Brasil já é o primeiro do mundo, com 1,5 milhão de toneladas neste ano.

A FAO admite que a único fato que pode afetar a expansão brasileira seria um eventual entrave colocado pela Rússia, como acabou ocorrendo. Mesmo assim, a previsão é de que as exportações do País devem crescer em 2011, depois de três anos de queda diante do consumo doméstico.

Para 2011, a entidade prevê uma queda nas vendas de frango dos Estados Unidos. Isso deve tirar dos americanos a tradicional posição de maior exportador de frango do mundo. “Como consequência, o Brasil deve se tornar neste ano o maior exportador de frango do mundo, com entregas que podem superar a marca de 4 milhões de toneladas, um terço do comércio global”, afirmou a entidade.

No complexo de soja, a produção brasileira chegará a 76,9 milhões de toneladas no ano, contra apenas 61 milhões há apenas dois anos. A diferença entre a produção americana e a brasileira diminui. Nos EUA, a produção neste ano deve ser de 100 milhões de toneladas. A expansão brasileira permitirá ainda que o mundo registre em 2011 uma produção recorde de soja na história: 464 milhões de toneladas. A produção de milho no Brasil atingirá um recorde em 2011, com 60 milhões de toneladas. As exportações também baterão recorde: 12 milhões de toneladas.

Entraves

Mas a expansão do Brasil não ocorre sem problemas. De acordo com a entidade, não há mais dúvida de que o País ocupará um espaço cada vez maior em alguns dos principais produtos de consumo mundial. Mas já sofre para conseguir escoar o que produz.

Um exemplo é a situação do açúcar. Em 2011, a produção nacional de açúcar será de 39 milhões de toneladas, 4,6% acima do volume de 2010. As exportações do Brasil, porém, vão cair em 1,5% em comparação com 2010, por conta dos problemas de escoamento da safra.

Congresso da Carne terá Senadora Kátia Abreu e Ministro Wagner Rossi nesta quarta

O Congresso Internacional da Carne terá como primeiros palestrantes de quarta-feira, 8 de junho, a Senadora e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, e o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Com o tema “Carne de Qualidade para Todos os Povos”, o evento reúne palestrantes de renome nacional e internacional para a discussão de temas referentes a cadeia produtiva da carne no mundo.

A palestra da Senadora Kátia Abreu será às 8h35 com o tema “O agronegócio e o sucesso do Brasil no mercado de carnes”, já o Ministro, Wagner Rossi, fala às 9h35 sobre “Os investimentos do Brasil na pecuária e a relação com os mercados internacionais”. No mesmo painel, participa o diretor nacional da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira, que vai apresentar o trabalho realizado pela empresa na pesquisa em pecuária de corte.

Mais tarde começa o painel sobre “Mercado”, onde o grupo Marfrig irá apresentar as alternativas para um frigorífico sustentável e o advogado Scott Andersen, famoso por resolver casos importante do agronegócio no mundo, irá falar sobre barreiras sanitárias. À tarde, com o painel “Qualidade e Saúde”, haverá discussões sobre a qualidade da carne, nutrição animal e os benefícios do consumos de carne vermelha por humanos com especialistas como o engenheiro da USP, Dante Pazzanese, e a pesquisadora dinamarquesa, Grethe Andersen.

As palestras com estrangeiros terão tradução simultânea e ao fim de cada painel haverá tempo para as perguntas do público. O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a Famasul. O evento tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural – FUNAR e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS, do Fórum Permanente da Pecuária de Corte da CNA, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Convention Visitors Bureau, e é patrocinado por John Deere, Marfrig, Seara, AllFlex, JBS, Safe Trace, Valefert, Serrana Nutrição Animal, Fecomércio, Sindan, Sebrae, Fiems e Banco do Brasil.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cotação atacado São Paulo em 06-06-2011

Assine boletim Intercarnes

Boi gordo: muitos frigoríficos ficaram fora das compras nesta segunda-feira

Autor: Scot Consultoria 

Muitos frigoríficos estão fora das compras. Comportamento característico do dia da semana. As vendas de carne melhoraram na última semana, ao mesmo tempo em que a oferta de animais terminados começa a dar sinais de redução. Isso faz os frigoríficos esperarem uma posição mais definida para voltarem a comprar.

As escalas de abate em São Paulo atendem, em média, 3 dias. Os valores ofertados em São Paulo vão de R$93,00/@ a R$97,00/@, à vista, livres de funrural, mas abaixo dos R$96,00/@ o mercado trava.

No pagamento a prazo existem relatos de negócios a R$99,00/@, livre de imposto.

No Mato Grosso do Sul, reduziram as tentativas de compra a R$90,00/@, à vista, livre de imposto, já que nos últimos dias ficou mais difícil comprar no estado, principalmente nas regiões mais próximas a São Paulo, onde os compradores paulistas também atuam.

No Triângulo Mineiro os negócios ocorrem por 90,00/@, à vista, e R$91,00/@, a prazo, com boiadas compradas por ate R$1,00/@ acima. 

Suinocultores devem abater 10% das matrizes para evitar queda nos preços

Autor: Gazeta do Povo 

Os criadores de suínos do Sul do Brasil planejam reduzir o número de matrizes em 10% para evitar queda nos preços. A medida já vinha sendo estudada e ganhou defensores depois que a Rússia suspendeu importações do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso (de carne suína, bovina e de frango), na semana passada.

O grupo que pretende reduzir a produção oferece atualmente 10 mil suínos por dia, a maior parte ao mercado interno. O setor alega operar no prejuízo, com perda de até R$ 40 por leitão de 100 quilos. Os suinocultores reivindicam do governo isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por 120 dias e oferta de milho com redução do preço praticado pela Companhia Nacional de Abastecimenhto (Conab). O embargo da Rússia, que alegou problemas sanitários nas regiões exportadoras, vem sendo interpretado como um jogo de mercado. 

“A Rússia frequentemente adota essa posição quando quer retornar à mesa de negociação das exportações”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abaste­cimento do Paraná, Norberto Ortigara. 

Empresários querem Temer na negociação do fim do embargo russo à carne brasileira

Em 07/06/2011
 
Depois de mais de duas horas reunidos no Ministério da Agricultura com o ministro Wagner Rossi, empresários pediram a participação direta do vice-presidente da República, Michel Temer, nas negociações com o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, para tentar reverter o embargo a 89 frigoríficos brasileiros, anunciado na semana passada. Há 20 dias, eles estiveram juntos em Moscou, quando parte da delegação definiu prazos e metas para cumprir as exigências russas em relação à carne brasileira.

“É preciso haver uma ação forte do governo para resolver a situação. Vamos pedir respeito aos prazos para analisar o que o Brasil se comprometeu a fazer”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos, Francisco Turra. Ele disse que o caso mais grave é do setor de suínos, que tem cerca de 40% de suas exportações direcionadas ao mercado russo, mas, no caso da avicultura, a imagem também preocupa.

“Esperamos que o ministério esclareça as dúvidas da forma mais cabal para que  não atrapalhe [as vendas] em outros mercados. Mesmo vendendo só 4% das nossas exportações para a Rússia, o problema é a imagem. Por isso, estamos dispostos a sofrer uma auditoria”, disse Turra.

Segundo Wagner Rossi, o ministério fará uma auditoria em todas as plantas embargadas e atuará em várias frentes. “Vamos fazer uma agenda e a cumpriremos religiosamente. O governo precisa melhorar alguns aspectos laboratoriais e o setor privado precisa ser rigoroso com o controle de qualidade. Do lado da diplomacia, serão tomados os passos adequados para que haja uma reversão desta relação, no momento estressada, com a Rússia.”

Apesar de adotar um discurso de que “o cliente tem sempre razão”, Rossi reforçou que a atitude russa “não é correta do ponto de vista das relações internacionais”. Quando Temer liderou uma delegação na Rússia, houve o compromisso de inspecionar em um mês todas as plantas que exportavam para aquele país. Em 15 dias, no entanto, a autoridade sanitária russa anunciou o embargo aos frigoríficos, causando, segundo o governo e empresários brasileiros, “surpresa e estranheza”.

O ministro anunciou que, dentro de duas semanas, missão oficial brasileira irá à Rússia para retomar as negociações e tentar reverter o embargo.

De acordo com Turra, o consenso entre os empresários, mesmo sem provas reais, é que a posição tem relação com as “barganhas” feitas pela Rússia no pleito para entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC). “Não tem nenhuma razão para uma medida tão brutal e inédita assim. Tivemos outras visitas para vistoriar nossos frigoríficos este ano, incluindo da União Europeia, e não tivemos nenhum problema”, disse ele.

Morre mais um funcionário vítima de acidente no frigorifico de Colider




O operário Valdomir dos Santos Lobato Ribeiro, 23 anos,  do Frigoríficio Guaporé, de Colíder, morreu na noite de domingo, dia 5. Ele foi uma das vítimas de acidente ocorrido dentro do local denominado como "triparia" em que quatro funcionários foram intoxicados por uma substância utilizada para conservar a carne. Valdmir passou 11 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional, mas não resistiu.
Valdomir é a terceira vítima fatal do acidente, ocorrido no dia 26 passado quando morreram asfixiado Sebastião Costa Neves de 25 anos e Marciel Batista Barbosa de 20. Estão sob observação Milton Ferreira, José Pedro Lima e Maria Raimunda.
De acordo com o delegado Sérgio Ribeiro Araujo, testemunhos prestados na Delegacia dão conta de que a duas mortes foram causadas por envenenamento derivado de uma mistura de metabissulfito de sódio com água. Trata-se de um conservante que ao ser misturado com água lança um gás denominado de dióxido de enxofre, nocivo ao sistema respiratório humano.
Na semana passada uma equipe do Ministério do Trabalho esteve no frigorífico e notificou a empresa para realização de novas adequações. Até o momento, no entanto, nenhum comunicado foi emitido pela empresa ou mesmo pela fiscalização.