segunda-feira, 26 de maio de 2014

Carne de frango: principais importadores no 1º quadrimestre de 2014


Campinas, 26 de Maio de 2014 - No quadrimestre inicial de 2014, quatro dos 10 principais importadores da carne de frango brasileira reduziram o volume importado. O processo envolveu os três primeiros (Arábia Saudita, Japão e Holanda) e o último integrante do rol (Kuwait).

Felizmente, os outros seis importadores do grupo compensaram (com pequena vantagem) as perdas registradas. Por exemplo, os chineses (Hong Kong + China) aumentaram suas compras em 15% e, com isso, praticamente neutralizaram a queda ocasionada pelos dois maiores importadores. O grande destaque, entretanto, ficou com a Venezuela, cujas importações cresceram quase 50%.

Com esse desempenho, os “10 mais” encerraram o quadrimestre com um volume 3% maior que o de idêntico período de 2013, resultado que neutralizou também a queda de 1,2% registrada entre os demais 121 países atendidos pelo Brasil no período.

Nada disso, porém, influenciou a receita cambial alcançada no período. Porque o preço médio dos quatro itens exportados caiu mais de 12% em comparação aos mesmos quatro meses de 2013. Por essa razão, a receita cambial da carne de frango recuou 11%.

(AviSite) (Redação)