quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aurora fará as primeiras exportações de carne suína do país para os EUA

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2014, 08:15:32EmpresasExportação
A Aurora Alimentos será a primeira processadora brasileira a exportar carne suína para os Estados Unidos, com um carregamento inicial estimado para sair do estado de Santa Catarina na quarta-feira (12).
Os EUA abriram seu mercado de carne suína para o Brasil em 2012 e a planta da Aurora na cidade de Chapecó foi aprovada em setembro do mesmo ano, porém, mais de dois anos se passaram desde então por conta de complicações sobre a necessidade de registro de produção de exportação pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, disse Dilvo Casagranda, gerente-geral de Comércio Exterior da empresa.
O acesso ao mercado norte-americano não é fácil: além das rigorosas exigências sanitárias, o país é um grande produtor de carne suína. Mas há uma oportunidade para produtos com osso, especialmente costela, costelinha e carré, com o segmento de demanda mais promissor sendo o fast food e restaurantes.
Os EUA são o exportador líder mundial de carne suína, o terceiro maior produtor da carne no mundo e o sétimo maior mercado de importação. Por isso, a Aurora é moderadamente otimista quanto às vendas para os EUA, e tem o objetivo de mover 2-4 contêineres por mês, ou 50 a 100 toneladas mensais, o que será um total de 600 a 1.200 toneladas por ano.
“São volumes modestos em termos de comércio internacional, mas o objetivo da Aurora é entrar gradualmente e se consolidar no mercado americano, cuja qualidade é mundialmente reconhecida”, disse Casagranda. “Precisamos ainda aprender e entender melhor o comportamento daquele mercado para explorar suas possibilidades, porém, dificilmente será um mercado de grande volume. Talvez algumas boas oportunidades surjam.”
Com mais de 800 produtos nos segmentos de aves, suínos, lácteos e alimentos prontos, a Aurora Alimentos é uma das maiores empresas de alimentos do Brasil, um conglomerado agroindustrial formado por 12 cooperativas. A empresa possui capacidade de processamento de 16,5 mil suínos por dia e 858 mil aves por dia, exporta aves e suínos para mais de 60 países e deve superar R$ 6 bilhões em receita de vendas neste ano.
Dois contêineres de 40 pés com capacidade de 25 toneladas cada foram vendidos até agora: um destinado ao porto de Everglades, na Flórida, esta semana, enquanto o segundo é destinado para outro cliente, em dezembro.
Pelo fato de essas vendas estarem sendo tratadas como um pedido experimental com os clientes norte-americanos, a Aurora não revelou o valor do negócio ou os nomes dos clientes.
Fonte:  CarneTec