segunda-feira, 19 de maio de 2014

Rússia autoriza importação de carnes de cinco frigoríficos brasileiros

SÃO PAULO - O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) autorizou plantas de cinco frigoríficos brasileiros a iniciarem exportações para o país, divulgou nesta sexta-feira o Ministério de Agricultura.
Das cinco plantas autorizadas, quatro são de abate de bovinos e uma de abate de suínos. São elas uma planta da JBS em Goiás; do Frigorífico Astra no Paraná; da VPR Brasil, também no Paraná; da Vale Grande, em Mato Grosso; e da Seara Alimentos, em Santa Catarina.
O serviço russo também suspendeu a restrição temporária a oito estabelecimentos de abate de aves, suínos e bovinos, segundo a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do ministério.
As plantas reabilitadas a comercializar os produtos aos importadores russos são uma da Alibem Comercial de Alimentos, no Rio Grande do Sul; da Pamplona Alimentos, em Santa Catarina; da Seara, no Rio Grande do Sul; duas da Minerva, uma em São Paulo e outra em Tocantins; da Aurora Alimentos, em Santa Catarina; da Seara, em São Paulo; e da BRF, em Goiás.
“A liberação dessas plantas mostram a confiança internacional em relação ao serviço sanitário brasileiro. Esperamos que nesse ano outros frigoríficos também possam ser liberados para exportar a outros mercados”, afirmou o ministro da Agricultura, Neri Geller.
Atualmente, 62 estabelecimentos podem exportar para a Rússia. Delas, cinco realizam as vendas sob monitoramento laboratorial reforçado. Para a carne bovina, 24 empresas podem exportar, das quais quatro precisam de monitoramento laboratorial. Para a carne suína, nove têm autorização para exportar à Rússia, sendo que uma passa por monitoramento. Além disso, 12 estabelecimentos de carnes de aves, dois de carne eqüina e 15 de rações, aditivos e alimentos para cães e gatos podem exportar ao país sem qualquer restrição.
Fonte: Valor Econômico/