segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Conheça todos os produtos que são feitos a partir de bovinos [INFOGRÁFICO]

A companhia americana, Agri Beef Co. divulgou um infográfico contendo todos os produtos que são obtidos a partir dos bovinos. Confira:



Fonte: Agri Beef Co., traduzida pela Equipe BeefPoint.

Ministro da Agricultura pede ao México abertura para carne brasileira

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, estreitou o diálogo e pediu abertura para a carne bovina brasileira em encontro com José Calzada, ministro da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação do México, país que sedia, a COP 13 da Biodiversidade. Blairo explicou, em agenda paralela à Conferência da Biodiversidade, que, “nos últimos 30 anos, o rebanho brasileiro aumentou enquanto diminuiu a área de pastagem graças ao melhoramento genético”.
Ministro da Agricultura Blairo Maggi pediu a abertura para a carne bovina brasileira ao ministro do México José Calzada. Foto: Divulgação

Calzada demonstrou interesse em vir ao Brasil para ampliar as parcerias comerciais, principalmente de grãos. Há especial atenção dos mexicanos em relação à Embrapa, nos que se refere ao extenciosnismo e tecnologia agrícola, alcançando melhoramento do café, por exemplo. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que a colaboração com o México tem sido muito boa. E que há um bom espaço para aumentar a cooperação.

A transferência de tecnologia brasileira deve ser associada à abertura de mercado para o Brasil, destacou o ministroBlairo Maggi.  “E acho que isso é o que o México e o Brasil podem fazem. Mexicanos são bem vindos. Podemos fazer uma agenda com governo e iniciativa privada”, disse o ministro.
O México também tem interesse em vender aos brasileiros material genético  da raça Angus e também atum, fazendo intercâmbio na área de pesca. O ministro Blairo, reforçou com humor: “Vamos trabalhar, vamos abrir o mercado. Se não me compra carne de boi, não te compro peixe”.  E elogiou a embaixadora no Brasil, Beatriz Paredes, afirmando ser “muito ativa”.
ministro mexicano disse considerar “muito importante a aproximação política entre Brasil e México”. Um dos objetivos é diversificar e ampliar a pauta de comércio. A missão deve vir ao país no primeiro semestre do próximo ano.

http://economiasc.com.br/ministro-da-agricultura-pede-ao-mexico-abertura-para-carne-brasileira/ 

domingo, 4 de dezembro de 2016

MESMO JOVEM BOI INTEIRO PRODUZ CARNE INFERIOR



Maciez, marmoreio, palatabilidade, mastigabilidade e PH: essas são as características que o consumidor procura na proteína bovina. E, se atendê-lo é o que os elos da cadeia produtiva buscam, a análise da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) encerra uma das discussões mais antigas da pecuária nacional: boi inteiro realmente produz carne inferior.
No programa Giro do Boi exibido em 05 de setembro, Sérgio Bertelli Pflanzer, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, joga luz sobre o tema e mostra os resultados do estudo que comparou animais capões, inteiros e fêmeas da mesma genética, criados, recriados e terminados nas mesmas condições e abatidos aos 16 meses.

Fonte: Giro do Boi

Carne com selo mato-grossense será vendida em todo o país

Desde o final do ano passado, o Governo de Mato Grosso, por meio do Imac, é parceiro da iniciativa do grupo Carrefour, que estabelece controle e rastreabilidade sobre a compra de carne bovina. Além da carne, o instituto também conta com a certificação do pescado de água doce ,

A carne com selo de qualidade do Instituto Mato-grossense de Carnes (Imac) começará a ser comercializada em todo o País a partir do próximo mês de fevereiro. A iniciativa será possível graças a um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Grupo Carrefour. Nesta quinta-feira (01.12), o governador Pedro Taques se reuniu com representantes do grupo e o presidente do Imac, Luciano Vaccari, para consolidar a parceria.

Desde o final do ano passado, o Governo de Mato Grosso, por meio do Imac, é parceiro da iniciativa do grupo Carrefour, que estabelece controle e rastreabilidade sobre a compra de carne bovina. Além da carne, o instituto também conta com a certificação do pescado de água doce.
A iniciativa se soma às propostas apresentadas pelo Governo na Conferência do Clima (COP 21), realizada em Paris, na França, com o Programa ‘Produzir, Conversar e Incluir (PCI)’. Construído com o apoio conjunto de Organizações Não Governamentais (ONGs) e a inciativa privada, o projeto prevê uma série de boas práticas ambientais, como o fim do desmatamento ilegal.
“O lançamento do Imac foi uma das nossas metas propostas na COP 21, existem cinco instituições como esta no mundo e uma delas está em Mato Grosso. Em agosto, o Carrefour esteve em Mato Grosso para conhecer o nosso programa e, em fevereiro de 2017, durante o lançamento da nova loja do grupo em São Paulo, a carne começará a ser comercializada”.
Conforme o presidente do Imac, Luciano Vaccari, atualmente Mato Grosso tem o maior rebanho comercial do Brasil, com mais de 29 milhões de cabeça de gado. “Mas nós queremos ser reconhecidos como estado que produz a melhor carne do Brasil. Para isso, precisamos ter uma carne com garantia de origem, respeito às boas práticas de produção e responsabilidade social”.
Segundo o presidente, esta parceria é fundamental para o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso. “Estamos desenvolvendo todo um comportamento comercial graças a parceiras com os grandes frigoríficos e as grandes lojas de varejo. Isto é fundamental para o Estado. Todo mundo tem a ganhar com isso, os produtores, a indústria frigorifica e o estado de Mato Grosso”.
O diretor de sustentabilidade do Grupo Carrefour, Paulo Pianez, afirmou que toda a filosofia vai ao encontro do programa desenvolvido em Mato Grosso, pois respeita as normas contra o trabalho escravo, áreas embargadas, unidades de conservação e também o monitoramento, por meio de coordenadas geográficas.
“O PCI tem um alinhamento total com tudo o que o Carrefour defende e, por isso, decidimos vir para Mato Grosso e este alinhamento é tão grande que nós iremos nos tornar membros do PCI”.

- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/carne-com-selo-mato-grossense-sera-vendida-em-todo-o-pais.html#sthash.zL0zdRky.dpuf

Brasil abre mercado do Japão para carne bovina

Vice-ministro da Agricultura japonês deu a notícia ao ministro Blairo Maggi durante encontro na COP 13, no México

O Japão não tem mais restrições à importação de carne bovina brasileira. Segundo o Ministério da Agricultura, a mudança foi anunciada durante a 13ª Conferência das Partes (COP 13) , no México.
O vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país asiático, Hiromichi Matsushima, deu a notícia pessoalmente ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
FMVZ/ USP
O Brasil ainda pretende abrir mercado no Japão para frutas e produtos pets (rações e outros alimentos para animais de estimação). Blairo Maggi se comprometeu a enviar informações complementares sobre manga e melão. O abacate também está na lista de interesse dos japoneses.
De acordo com Hiromichi Matsushima, no caso da carne “faltam apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”. A abertura será tanto para as carnes bovinas processadas quanto as in natura.
Pedidos do Japão
O vice-ministro japonês pediu a Maggi que sejam aprovados estabelecimentos japoneses para exportar ao Brasil a carne bovina da raça wagyu in natura. 
Além da pauta de comércio, o vice-ministro observou que empresas japonesas têm muito interesse em realizar investimentos em infraestrutura no Brasil.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura