quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Carne de frango: Rússia está novamente entre os seis maiores importadores do Brasil

Japão desbanca Arábia Saudita e volta para a primeira posição
Campinas, 3 de Novembro de 2010 - Dados da SECEX/MDIC relativos, exclusivamente, à carne de frango in natura mostram que nos nove primeiros meses do ano a Rússia colocou-se como o sexto principal importador do produto brasileiro. Retorna, assim, à mesma posição que já havia ocupado em 2008, depois de - no ano passado – sequer aparecer no ranking dos “dez mais”.
O Japão é outro país que retorna à posição de 2008 – mais exatamente, para o primeiro lugar, cedido à Arábia Saudita no ano passado. Fora isso, os cinco principais importadores do frango brasileiro – pela ordem, em 2010, Japão, Arábia Saudita, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Venezuela – permanecem os mesmos dos últimos três anos e, até o momento, vêm respondendo por pouco mais da metade da receita cambial obtida pelo Brasil com a exportação da carne de frango in natura.
Notar que, entre esses cinco, apenas um – Hong Kong – registra receita cambial menor que a do mesmo período do ano passado. Esse é o efeito do aumento das exportações – agora diretas – para a China, cujas compras neste ano geraram uma receita cambial 1.675% superior à do período janeiro-setembro de 2009.
Chama a atenção, no presente ranking, a ausência absoluta de países da União Europeia. No ano passado, só a Holanda esteve entre os dez maiores importadores do Brasil, mas há 10 anos (2000) o ranking tinha quatro países da UE ou, além da Holanda, Alemanha, Reino Unido e Espanha.