sábado, 17 de abril de 2021

 Preços da @ do Boi .

O governo precisa criar algum mecanismo,  de formas a qualificar com algum tipo de selo para os pecuaristas e produtores menores terem na hora de negociar a @ do boi para o frigorifico. Não digo tabelar o preço , mas criar artifícios e regular a produtividade . 
O frigorifico pequeno e até médio que negocia no mercado interno e até mesmos os grandes, não tem como pagar o mesmo preço no boi que pagam para a exportação e vendê-lo no mercado interno. 
Esse descontrole , vai fazer que muitas plantas sejam fechadas e que o desemprego perca o controle ,  não só no frigoríficos , mas em toda a carreira produtiva desde do transporte  passando por charqueadas, distribuidores , salsicharias, industrias diversas que utilizam subprodutos do boi  etc...  
ate a ponta da venda no varejo,
Os pecuaristas por sua vez , acham que não vão perder, que podem manter o seu produto no pasto ,  mas vão vão , pois somente vão ficar os médios e grandes frigoríficos exportadores , que não vão vão querer o seu produto (sem qualificação)  e eles não vão ter para quem vender , pois os pequenos e médios que atendiam o mercado interno vão fechar . 
O sujeito tem uns bois,  escuta na TV que a @ deu 320 reais em SP e acha que os seus bois que não tem as qualificações do sistema  SISBOV por exemplo,  vale o mesmo que o gado qualificado desse sistema e ai diz para o comprador do frigorifico quero 320 reais pois na TV falou que o preço era esse . Ora bolas , mas é um mercado diferenciado por exemplo SP  que tem regime de ICMS diferenciado e a grande parte dessa carne vai realmente para a exportação, ao passo que o boi dele vai para o mercado interno que não suporta pagar esse valor. 
Alguns dizem que o milho subiu e que o sorgo também . Minha gente tem boi que só comeu milho na vida ,porque o produtor conseguiu plantar na terra dele uns alqueires  e que se comer de mais,  vai ter até desarranjo e tem boi que pensa que sorgo é o pai da mulher do dono que nunca viu isso na vida , mas usam isso para justificar os custos. Pode um boi desses custar a sua carne o mesmo preço que a carne de um boi que vai ser exportado ? 
O boi confinado (em conformidade com as regras de exportação)  , o boi criado a pasto no regime SISBOV adequados a exportação é uma coisa , mas o boi criado no pasto sem essas qualificações ,  e que se destinam ao mercado interno , não podem custar o mesmo,   pois  o mercado da carne interna é outro  e esse boi desmontado não paga o preço da @.
Sugiro que tenham que ter um selo para os bois exportáveis e um selo para os bois no mercado Interno , ainda em tempo de consertar essa situação, pois se continuar assim o veneno vai voltar contra o pecuarista que não vai ter para quem vender o seu gado no mercado interno, visto que esses 20 % a 30 % ( que os frigoríficos precisam para a exportação) , vão conseguir facilmente com os produtores qualificados pelo Sisbov e o restante ou se adequa a esse sistema ou verão infelizmente o seu ouro virar pó .