quinta-feira, 22 de abril de 2021

 PECUARISTAS SEM VISÃO ...

O fechamentos dos frigoríficos pequenos e médios , que não exportam e que tem que pagar caro pela @ do boi,  como se esse produto fosse para o mercado externo e não o mercado  interno. 

Que os pecuaristas vão acabar ajudando a fechar os frigoríícos pequenos e médios com a sua especulação , não tenho duvida alguma, pois  a maioria do gado brasileiro é tratado no campo de forma extensiva , que o milho, soja e sorgo que alegam ter tido aumento em função do dólar,  é apenas em caso de quem confina,  o que é uma pequena escala de engorda em relação a grande maioria . Querer receber no seu gado não qualificado a exportação  os preços dos bois do sistema Sisbov (por exemplo) e ate os confinados , é fora da realidade. 

Vai haver com essa especulação , desemprego em massa , falências de pequenas industrias derivadas da carne como salsicharias, charqueadas ,  transportadoras e no fim o próprio pecuarista vai dar um tiro no pé, pois com o fechamento dos pequenos e médios frigoríficos e matadouros ,  vão restar apenas os grandes que vão priorizar o gado tipo exportação e nesse gado criado de forma extensiva ,  eles vão determinar  o preço,  que provavelmente seja muito menor do que eles conseguiam à  3, 4 meses atrás (se quiserem vender) . 

Não é possível que , mesmo com a matança de matrizes 2 anos atrás ,  continue usando a mesma desculpa, pois nasceram bezerras que já viraram vacas e  tornaram-se matrizes novamente e que  num pais,  que diziam ter mais bois que pessoas de repente esse gado tenha sumido . 

Será que não nasce  ? O abate engoliu ? E o crescimento do rebanho  em 2019 ? 

Não pode um pecuaristas ouvir na TV que em SP deu 330 a @ e  ele que esta em qualquer localidade do Brasil imenso , querer o mesmo na @ do seu gado, ( que não é especifico para exportação) , e sem falar que em SP e BA por exemplo tem sistemas diferenciados de benefícios e negociação interna em seu ICMS.

Os frigoríficos pequenos e médios ,  que estão próximo a centro consumidores como Brasília, Cuiabá, Campo Grande. Vitória ,  diminuindo o seu abate e mesclando com compra de carne resfriada  dos maiores,  ainda vão se virar e fazer um meio termo nos seus preços, mas os longínquos do grande centros (que são  a maioria) vão sofrer e fazer falta aos pecuaristas depois . 

Ou os pecuaristas acordam desse deslumbre ou cairão numa armadilha armada por eles mesmo. 

Tenho dito !