terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ministério da Agricultura interdita abatedouro

Òrgão encontrou irregularidades no depósito de resíduos de abates

O abatedouro de Ouro fino, no Sul de Minas, foi interditado por fiscais do Ministério da Agricultura por causa de irregularidades na destinação de resíduos. Com isso, a carne que está sendo comercializada nesta semana nos açougues da cidade já é do gado abatido no matadouro de Borda da Mata. A consequência pode ser o aumento dos preços para o consumidor. Alguns açougueiros já estão pagando o dobro do que pagavam antes para receber a carne.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o abatedouro está interditado por causa de irregularidades encontradas na graxaria, que é o local para onde são levados os ossos e alguns resíduos dos animais depois do abate. O problema é que resíduos, como olhos e medulas, estavam sendo depositados no mesmo local e estes materiais, segundo o Ministério da Agricultura, devem ser incinerados por causa do risco de transmissão da doença da vaca louca. Essa determinação deve ser seguida mesmo que não tenha sido registrado até hoje casos da doença no Brasil.
O abate é feito por uma empresa particular que tem uma concessão da prefeitura para realizar o serviço. O proprietáro não foi encontrado para falar sobre o assunto. O Procurador Geral do Município, Ivan Almeida, disse que se nada for feito por parte da empresa, a prefeitura vai tentar retormar judicialmente o prédio onde funciona o abatedouro.