segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Rússia importa carne de 89 frigoríficos brasileiros

O serviço sanitário da Rússia liberou mais quatro frigoríficos brasileiros para exportarem carne e miúdos de suínos para o país. Na semana passada, a Rússia já havia autorizado 89 empresas do Brasil a venderem carnes bovina, suína e de aves, além de miúdos e produtos lácteos. Com as novas liberações, sobe para 93 o número de frigoríficos aptos a exportar para aquele país. A liberação da última semana foi anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no mesmo dia em que o governo russo embargou as importação de carnes bovina, suína e de aves, mais peixe, queijo, leite, legumes e frutos dos Estados Unidos, da União Europeia, Austrália, Noruega e do Canadá. Os EUA e a União Europeia decretaram sanções econômicas à Rússia pelo envolvimento na guerra da Ucrânia e apoio aos rebeldes pró-russos no país.



Exportação de frango bate recorde em julho

As exportações de carne de frango cresceram em volume e em receita em julho em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados do período divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de frango somaram 371,1 mil toneladas em julho, um aumento de 9,4% sobre o mesmo período do ano passado. A receita chegou a US$ 771,8 milhões, com expansão de 14% sobre julho de 2013. Segundo a ABPA, esse faturamento é recorde para meses de julho.

O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, atribuiu o crescimento das exportações ao desempenho de grandes importadores. “Importantes mercados como a Arábia Saudita, Japão, China e a União Europeia apresentaram saldo positivo nos embarques em relação a julho do ano passado, juntamente com outros mercados que, somados, foram determinantes para alcançarmos receita recorde no mês”, afirmou Turra, de acordo com comunicado da ABPA.