quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Coasul marca inauguração do abatedouro de aves


Depois de muito trabalho e dedicação a Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João-PR, vai inaugurar seu abatedouro de aves no dia 12 de novembro deste ano. A partir das 14 horas, os cooperados e suas famílias, funcionários e autoridades participarão de um cerimonial e depois de uma visitação às instalações do frigorífico. Como explica o Diretor Presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin, esta será a última oportunidade dos associados conhecerem o abatedouro, que por medidas sanitárias não receberá visitas depois de entrar em operação. Na ocasião haverá também o lançamento da nova marca dos produtos alímentícios da Coasul.
A previsão para o primeiro abate é no início de Dezembro e o investimento no projeto feito pela cooperativa é de R$150.000.000,00, financiados junto ao BRDE.

Este é um momento histórico para a cooperativa que tem 41 anos de fundação e um quadro de mais de 75% de cooperados que vivem da agricultura familiar. Estão sendo esperadas mais de 2 mil pessoas para o evento que sela definitivamente um sonho: o ingresso na industrialização. “Há 28 anos nosso primeiro passo foi a fundação da Sudcoop. Entendíamos que era preciso transformar proteína animal e vegetal para agregar valor, trazendo mais renda ao produtor.””Destaca Fachin.

Histórico - Com a instalação da fábrica de rações comerciais em 2007 e a perfuração do poço artesiano para o abatedouro, os passos da Coasul rumo ao desenvolvimento foram sendo moldados. Em 2009 o início da construção do frigorífico, dos aviários e da fábrica de rações que atende ao fomento avícola, firmou o ingresso da cooperativa no mercado agroindustrial. As rações para aves já estão sendo produzidas na nova fábrica, 13 aviários têm aves alojadas e mais 20 estão sendo reformados. Até o começo de operação do frigorifico, os frangos estão sendo abatidos na Coopavel, em Cascavel-PR.

Características - Com abate máximo de 160 mil aves, o empreendimento absorverá aves de 180 aviários. Até lá, os frangos serão abatidas por etapas. Serão beneficiados frangos de 2,6 a 3 quilos, que serão comercializados em cortes para agregar mais valor ao produto. Todos os equipamentos são de última geração e as instalações construídas nos mínimos detalhes de higiene e qualidade para os funcionários. Inicialmente estão sendo contratados e treinados cerca de 600 colaboradores, podendo chegar a mais de 1.000, com a capacidade máxima de produção, o que deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2011.

Coasul - A Coasul atua em 20 municípios nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná e no Oeste de Santa Catarina. São 29 unidades em operação, que atendem mais de 4.400 cooperados. No ano de 2009, a cooperativa recebeu mais de 350 mil toneladas de cereais, perfazendo um faturamento de mais de R$ 349.000.000,00. Desempenho que a vem colocado, há alguns anos, nos principais rankings de negócios no país, como: “Maiores e Melhores” da revista Exame (872ª posição geral e 212ª do agronegócio nacional), “Valor 1000” do jornal Valor Econômico (731ª posição nacional) e “Maiores do Sul” da revista Amanhã (168º lugar na região Sul do Brasil e 70º no Paraná). Até o ano passado, a Coasul atuava com insumos, implementos agrícolas e grãos. A partir deste ano passa a atuar na avicultura e também no mercado industrial de alimentos.