quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Em 2011 Rússia não vai importar carne de frango, diz Putin

Campinas, 21 de Outubro de 2010 - De acordo com o Primeiro Ministro russo, Vladimir Putin, “de 2011 em diante a Rússia poderá viver sem importar carne de frango”. A declaração foi feita no decorrer de reunião do Partido Liberal Democrático, na qual se discutia o projeto de orçamento russo para 2011 e para o biênio 2012-2013.
Conforme relatam as agências russas Ria Novosti e Itar Tass, Putin observou que a produção de carne de frango do país já alcançou volume suficientemente capaz de dispensar as compras no mercado externo.
Segundo a Ria Novosti, o dirigente russo lembrou que nos últimos anos a produção interna de carne de frango aumentou mais de 70%, enquanto a de carne suína apresentou incremento de 39%, “o que representa crescimento ponderável para qualquer economia e para todo o setor agrícola”.
Para deixar claro que o país já pode se considerar autossuficiente, o Primeiro Ministro russo - ressaltando que, até recentemente, “importava-se ao redor de 1,5 milhão de toneladas de carne de frango dos EUA” – citou que as compras deste ano não devem chegar às 300 mil toneladas.
Vladimir Putin também mencionou que a dispensa de importações vai solucionar questões de ordem sanitária enfrentados pelos serviços de inspeção russos: “frequentemente nossos inspetores levantam dúvidas sobre as condições de produção e transporte do produto importado”, afirmou.