terça-feira, 9 de novembro de 2010

Frigoríficos multados em R$ 78 milhões no Pará

Portal ORM

BELÉM - As auditorias fiscais da Delegacia da Receita Federal em Belém nas empresas envolvidas na Operação Arroba, do Departamento de Polícia Federal, resultaram em R$ 78 milhões em autos de infração em favor do fisco federal.  A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Receita e o valor foi aplicado em todo o Estado.

Segundo a delegada Maria Helena Coutinho Ponte, a Operação Arroba foi iniciada por solicitação da Justiça Federal de Castanhal, depois de ter constatado que as empresas fiscalizadas mantêm altíssimo nível de sonegação de contribuições à Seguridade Social. 

As ações fiscais da delegacia tiveram como alvo dois grandes grupos empresariais paraenses que atuam na área de frigorífico. O maior volume de sonegação refere-se aos tributos incidentes sobre a comercialização da produção rural, daí a denominação da operação desencadeada pela Polícia Federal, pois arroba é unidade de massa utilizada para pesar gado bovino e porcos. 

Foram lavradas representações fiscais para fins penais contra os sócios das empresas fiscalizadas, pois foram constatados apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuições previdenciárias. 

Uma nova operação entre Receita Federal, Ministério Público Federal e a Delegacia da Receita Federal  vai retornar com a fiscalização nas empresas que se dedicam ao abate de bovinos no Estado.