terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ovinocultura de MT ganha força na comercialização dentro e fora do Estado

Da Redação
A qualidade do rebanho ovino em Mato Grosso tem despertado o interesse de outros Estados brasileiros. Prova disso é que nove pequenos produtores dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Nova Lacerda comercializaram 270 cordeiros e descartes para o centro de confinamento Cabanha Araçá, localizado em São Paulo, no município de Valparaíso (956 km de Cuiabá). A venda só foi possível graças à parceria do Programa de Desenvolvimento Regional - MT Regional, da Associação dos Criadores de Ovinos do Vale do Guaporé (Acovale) e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Guaporé.
O coordenador da cadeia produtiva da Ovino-caprinocultura do MT Regional, Paulo de Tarso, destaca que essa parceria é fundamental para o sucesso do negócio. O MT Regional, Acovale e Consórcio são ferramentas importantes para o pequeno produtor. “Eles sozinhos não têm força para comercialização e nem a quantidade de animais suficientes para atender a demanda dos frigoríficos de Mato Grosso e de outros Estados. Por isso, esse trabalho em conjunto fortalece a cadeia produtiva de ovinos e garante a venda, além disso, o que motiva os ovinocultores é que o pagamento é feito à vista".
Essa é a quarta carga de ovinos destinada à cidade paulista. A expectativa é que a demanda aumente nessa época de ano, já que a carne de cordeiro é muito apreciada nas festas de natal e ano novo. Os ovinocultores comercializam também animais para o frigorífico Marfrig, localizado em São Paulo, no município de Promissão. O Estado de Mato Grosso conta com duas empresas de cortes e carcaças de ovinos, a SS Beef, em Alta Floresta e a Estância Celeiro, em Rondonópolis.
O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos e do MT Regional, Renaldo Loffi, destaca que o trabalho do MT Regional nesses anos tem contribuído para o aumento da produção e comercialização dos ovinos. “Nesses três anos, a atividade teve um crescimento superior a 27% - este percentual significa que a carne de cordeiro tem sido bastante apreciada não só em Mato Grosso como no país”, ressalta Loffi.