quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EUA: 10 principais importadores de carne de frango em 2011

Campinas, 23 de Fevereiro de 2012 - Considerado o volume importado, no ano passado o México permaneceu – pelo segundo ano consecutivo - como o principal importador da carne de frango norte-americana, sendo seguido (já à distância) por Hong Kong, que subiu da terceira para a segunda posição do ranking.
Neste caso, Hong Kong apenas trocou de posição com a Rússia que, após liderar as importações de carne de frango mundiais e dos EUA até 2009 (ano em que importou só dos EUA 1,6 milhão de toneladas), fechou 2011 com um recuo de 33% no volume exportado que, por sua vez, correspondeu a menos da metade das importações mexicanas.
Como novidade, ascenderam ao ranking dos “10 mais” de 2011 a Coreia do Sul e o Iraque, com aumentos de, respectivamente, 53% e 20% no volume importado, o que não impediu que o volume destinado aos dez principais importadores sofresse ligeiro recuo
(-0,25%) em relação a 2010. E quem também contribuiu para isso, além da Rússia, foi Cuba, cujas importações foram quase um terço menores que as de 2010.


(AviSite) (Redação)

Frigorífico não estava fazendo ‘vaquinha’ para compensar família de funcionário que perdeu a perna

O Frigorífico JBS II não estava fazendo “vaquinha” (arrecadaçãofinanceira diversa) junto aos mais de mil empregados da indústria, para repassar à família do empregado Luiz Henrique Anunciação Ribeiro, 30 anos, que sofreu acidente na segunda-feira(13) e perdeu uma perna (amputada dia 16). A retificação é do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande – Stiac/CG. Segundo a entidade, houve um engano já que a arrecadação financeira foi uma iniciativa dos próprios funcionários e não do frigorífico.
O presidente do sindicato, Vilson Gimenes Gregório informou também que o supervisor, de nome Rodolfo, denunciado na semana passada como intermediário da empresa para fazer a arrecadação, na verdade não estava a mando da empresa e sim eleito entre os funcionários para ajudar na organização da “vaquinha” para beneficiar a família do companheiro acidentado.
“Recebemos a informação errônea de que se tratava de uma ação da empresa. Mas queremos, de público, reconhecer que a informação não procede e que essa arrecadação foi uma iniciativa dos próprios funcionários e que Rodolfo, o supervisor, apenas ajudou a organizar a vontade dos empregados”, explicou Gimenes na tentativa de se fazer justiça com os fatos.
Quanto à responsabilidade da empresa de deixar equipamentos danificados em área tão arriscada, o Sindicato não abre mão de reclamar e insiste: A empresa ainda não consertou o equipamento que provocou o acidente com o funcionário que teve a perna amputada.
“Vamos continuar cobrando e agindo de toda forma para que os empregados trabalhem em condições seguras. Em ambientes condignos às suas atividades”, explicou o líder sindical.
Stiac/CG