terça-feira, 10 de novembro de 2009

Frigorifico Torlin de Itaporã vai reabrir

ITAPORÃ - Durante a agenda de visita do governador André Puccinelli a Dourados, na ultima sexta feira, o prefeito Marcos Pacco foi informado que o Frigorífico Torlim, unidade de Itaporã, retomara suas atividades normais nos próximos 10 dias. Esta afirmativa foi confirmada pelos deputados estaduais Zé Teixeira, Londres Machado e Ary Rigo, que intermediaram as negociações junto ao governador e à Secretaria de Fazenda do Estado.
Desde o mês de agosto deste ano, o Frigorífico Itaporã estava de portas fechadas, na época, a indústria encerrou as atividades e demitiu 280 funcionários.
A justificativa do fechamento, segundo a gerência, é de que a indústria estaria suspendendo as atividades depois de perder o regime especial de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), o que obrigava o pagamento dos pecuaristas no momento em que os bois são retirados das propriedades. "Esta situação inviabilizou o funcionamento da indústria", disse o gerente.
Após o encerramento das atividades, a administração da indústria foi transferida para o Paraná, onde a empresa tem duas unidades, nos municípios de Umuarama e Maringá.
Na época, a direção disse que a indústria poderia voltar a funcionar, caso o governo do Estado revisse a concessão do benefício.
Diante do empenho dos deputados Zé Teixeira, Londres Machado e
Ary Rigo, o governo do Estado, através da Secerataria de Fazenda, abriu precedente e concedeu a renegociação dos débitos e a volta do regime especial para que o Frigorífico volte às atividades normais, inclusive com as exportações.
O prefeito Marcos Pacco, juntamente com deputado Zé Teixeira, vinha há mais de 3 meses, buscando soluções junto ao governo do Estado para a volta das atividades da empresa. Sensibilizado com o impacto que isso causou em Itaporã, o governador Andre Puccinelli atendeu aos apelos, fato esse muito comemorado por todos, pois a reabertura do Frigorífico é um ponto extremamente positivo, especialmente em um momento de crise.
Pacco reitera a importância desta ação do governo, confirmando que a unidade do Frigorífico Itaporã realmente era responsável pela maior geração de empregos no setor, sobretudo, incrementando a economia local e participando ativamente na questão social da geração de empregos e rendas para o município.