segunda-feira, 5 de abril de 2010

70% da carne sem inspeção na Grande Cuiabá/MT

Estado supera grandes obstáculos, vira exportador, mas patina no mercado local


Detentor do maior rebanho bovino do país, com mais de 27 milhões de cabeças, Mato Grosso ainda não conseguiu superar um velho problema: o abate clandestino de animais para o consumo doméstico. De acordo com os estudos, 70% da carne in natura bovina consumida na Grande Cuiabá não passam por qualquer tipo de inspeção. São mais de 500 mil animais abatidos de forma irregular, com perdas para a economia e riscos à saúde pública.




“Conseguimos, por meio do esforço da cadeia produtiva e do poder público, oficializar Mato Grosso como exportador de carne à União Européia. Não podemos permitir que questões como estas venham prejudicar essa conquista junto ao mercado internacional”, adverte Paulo Resende da Associação dos Proprietários Rurais do Estado (APR/MT).
O assunto é tão grave que obrigou o Estado a lançar uma força tarefa para fiscalizar e inibir o abate clandestino de animais e o comércio irregular de carnes. Durante mais de cinco meses, fiscais do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária) e Vigilância Sanitária dos municípios percorreram abatedouros, supermercados, açougues e outros estabelecimentos comerciais.
O resultado da ação foi a interdição e lacre de três matadouros clandestinos – dois em Várzea Grande e um em Cuiabá – que estavam atuando de forma irregular e sem qualquer licença prévia de funcionamento dos órgãos sanitários. Os processos referentes às interdições foram encaminhados ao Ministério Público Estadual, para outras providências.
No total, foram visitados 74 estabelecimentos industriais (abates de bovinos e suínos, principalmente) e comerciais nos dois municípios, que resultaram em 50 autuações. O valor das multas atinge a cifra de R$ 600 mil.