terça-feira, 17 de agosto de 2010

CCGSA vai reduzir em 40% importação de carne bovina nos próximos cinco anos

Lubango - A Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) pretende reduzir em 40 porcento a importação de carne, sobretudo bovina, nos próximos cinco anos, porquanto as fazendas associadas trabalham já em acções de multiplicação de espécies bovinas.

 
O director geral da CCGSA" Álvaro Fernandes, falava domingo no termo da sétima edição da Feira Agro-pecuária, que durante cinco dias expôs lotes de animais de espécie bovina, caprina, suína, ovina e cavalar, assim como produtos agrícolas diversos e maquinaria e equipamentos do ramo.

 
O empresário agro-pecuário disse que filiados da cooperativa estão já a desenvolver acções com vista a reduzir as importações por via da criação bovina, porquanto já existe um efectivo ganadeiro estimado em 25 mil animais reprodutores de raças melhoradas.

 
"Neste momento, as fazendas associadas estão a criar efectivo, estruturar-se e a organizar para, com o surgimento do matadouro industrial, começarem o abate de animais para o fornecimento de carne no mercado nacional", enfatizou.

 
Destacou a importância da contribuição do criador tradicional para atingir este desiderato.

 
"Contamos com o efectivo de gado do nosso criador tradicional e com isso eu julgo que nós podemos perspectivar muito em breve, dentro de três, quatro ou cinco anos, contribuir para a diminuição da importação de carne bovina em 40 porcento", concluiu.