quarta-feira, 27 de abril de 2011

Exportações de carne bovina de MT têm 2º pior trimestre dos últimos 5 anos

27 de abril de 2011 - 07:11h 
Autor: Só Notícias/Alex Fama 

As exportações de carne bovina de Mato Grosso, no primeiro trimestre deste ano, fecharam em 45,27 mil toneladas de equivalente carcaça, de acordo com estatística da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Este montante é o segundo menor número para este período dos últimos cinco anos. Este volume embarcado é apenas maior do que o registrado no primeiro trimestre de 2009, quando foram exportadas 35,04 mil toneladas.

De acordo com boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relação ao ano passado o acumulado dos primeiros três meses do ano obteve recuo de 4%. Janeiro foi o mês que mais comprometeu os números, uma vez que os embarques foram os menores desde fevereiro de 2009. 

“A combinação da manutenção da cotação do dólar na casa de R$ 1,50, com preço elevado internamente e problemas políticos no Oriente Médio podem ter atrapalhado o desempenho do Estado. Estes fatores e o resultado do primeiro trimestre demonstram que, apesar de apresentar recuperação, a economia internacional ainda não está totalmente curada do forte abalo que sofreu em 2008”, analisa o boletim do instituto. 

“Como este primeiro semestre, juntamente com o último, é historicamente período de esfriamento natural da demanda internacional, o sinal de alerta ainda se encontra em meia-luz. Deste modo, a tensão internacional continua, mas ainda é muito cedo para jogar a toalha em 2011”, ressalta.