terça-feira, 21 de junho de 2011

China estabelecerá sistema de rastreamento de carne e hortaliça nas zonas urbanas até 2015

O Ministério do Comércio da China informou nesta terça-feira que o país asiático estabelecerá um sistema de rastreamento de carne e hortaliça em todas as cidades com uma população superior a um milhão antes do final de 2015, a fim de impulsionar a segurança alimentar.
A medida foi tomada como resultado dos debates públicos sobre a segurança alimentar do país após uma série de escândalos. O sistema de rastreamento fornecerá informações sobre a produção, a circulação e o consumo de carne e vegetais.
A China estabeleceu o sistema de rastreamento em dez cidades no ano passado, incluindo Shanghai e Dalian, para proteger os consumidores de riscos, disse Yao Jian, porta-voz do ministério.
O país começou a promover o sistema em outras dez cidades este ano, incluindo Tianjin e Jinan. O sistema cobre atualmente 176 matadouros, 100 mercados atacadistas de grande escala, mais de 3 mil mercados de alimentos, mais de 1,4 mil supermercados e 4,4 mil grupos de consumo, revelou um funcionário do departamento de supervisão de mercado, subordinado ao ministério.
O sistema de rastreamento também protege os agricultores já que as autoridades poderão saber em tempo viável quando e onde as carnes e hortaliças contaminadas foram produzidas, e dessa forma, os outros agricultores não serão afetados pelas inspeções de segurança, acrescentou o funcionário.
(por Agência Xinhua)