segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ouro Preto imuniza 100% do rebanho contra febre aftosa

Idaron mostra resultados positivos de campanha na região de Ouro Preto do Oeste


A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), de Ouro Preto do Oeste, divulgou o resultado da 30ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, que teve início em 15 de abril, estendendo-se até 15 de maio. O resultado final foi além das expectativas iniciais, haja vista que 100% dos bovinos e bubalinos foram vacinados.




O assistente fiscal de defesa, Jean Ramos, mostrou otimismo ao lembrar que no início da campanha a expectativa era vacinar 200 mil, de um total de quase 340 mil. “Superamos as estimativas iniciais. Classificamos como excelente, por parte de nossos produtores rurais da região de Ouro Preto, e totalizamos 100%, ou seja, todo rebanho imune”, destacou.



Em 2010, a 29ª campanha também atingiu um alto índice de imunização, com os resultados aproximando-se de 99,5% do rebanho. “Em relação ao ano anterior, foi praticamente a mesma resposta, com a diferença que atingimos a totalidade neste. Vale ressaltar que na 30ª campanha o produtor só vacinava animais de 0 a 2 anos, porém declarava todo o rebanho”, frisou Jean.



A Idaron começa os planos para a próxima campanha, prevista para o segundo semestre deste ano. “A próxima campanha terá início em 15 de outubro e se estenderá até 15 de novembro, abrangendo todo o rebanho da propriedade, de mamando a caducando”, finalizou.



Febre aftosa



A febre aftosa é causada por vírus que atinge animais bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Entre os sintomas, provoca febre e feridas (aftas) na boca e nos cascos, dificultando a alimentação e a movimentação dos animais, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. Além disso, a doença é altamente transmissível. Em função desses fatores, provoca sérios prejuízos a produtores com a rejeição da carne bovina.