quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Preço da carne sobe 111% em cinco anos

Renda maior do brasileiro deixou mesa mais farta, mas oferta não acompanhou a procura

Do Jornal da Record.

O preço da carne bovina mais que dobrou nos últimos cinco anos. Uma pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mostrou que a carne bovina aumentou de 106% a 111%. O número é quatro vezes maior do que a inflação no período, que ficou em 24,7%.


A renda do consumidor aumentou nos últimos anos, o que fez com que a carne aparecesse com mais frequência na mesa do brasileiro. As vendas dos açougues aumentaram em 40%.

Houve alta na procura das carnes, mas como a oferta do produto no mercado não acompanhou, os preços acabaram subindo rapidamente. O frango teve alta de 67%, e a bisteca suína, de 31%.

O engenheiro agrônomo, José Vicente Ferraz, responsável pelo estudo, disse que o principal motivo foi a redução dos rebanhos em 2005. Na época, o preço pago aos produtores era muito baixo, o que fez com que eles parassem de investir.

- Esse período em que o processo ficou parado tem que se recomposto, por isso nós continuamos com preços altos em 2011 e vamos continuar, muito provavelmente, em 2012 com preços altos.