segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rigor encerra as atividades e manda para casa 560 trabalhadores


Funcionários da empresa em São Carlos (SP) cumpriam aviso prévio.
Direção decidiu que empregados deveriam esperar em casa pela rescisão.



Do G1 São Carlos e Região
 
A sede da empresa Rigor Alimentos em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)A sede da empresa Rigor Alimentos em São Carlos
(Foto: Reprodução/EPTV)
Funcionários da empresa Rigor Alimentos, deSão Carlos (SP), encontraram os portões fechados na manhã desta segunda-feira (9). Os 560 trabalhadores teriam que cumprir aviso prévio até o dia 24 de abril, mas foram informados que deveriam esperar em casa pela rescisão no começo do mês que vem.
Os funcionários foram pegos de surpresa com a medida. “Falaram que seria no dia 13 que fecharia, depois passaram para o dia 20. Chegamos agora e fecharam as portas e ninguém deu uma explicação”, disse Genilda da Cruz, que tem o cargo de serviços gerais na empresa.
Crise financeiraNo começo de fevereiro, a empresa demitiu 510 trabalhadores, 390 em São Carlos e 120 emDescalvado (SP). Assinou também um acordo com o Ministério do Trabalho para pagar as rescisões em três parcelas, a última seria paga em maio.
O grupo comprou o abatedouro em outubro de 2010. Esta já é a quarta empresa a assumir o frigorífico de aves que, só em São Carlos, chegou a ter 1500 funcionários. A crise começou no final do ano passado, por causa dos prejuízos com o baixo preço do frango no mercado.
Direitos trabalhistasA auxiliar de produção, Kátia de Brito, disse que muitos funcionários estão com medo de não receberem os direitos trabalhistas após a demissão em massa “A preocupação é da gente não receber a rescisão mesmo. Todos que trabalham aqui precisam e agora vamos para casa, ficamos sem receber nosso direito. A gente não sabe o que vai acontecer com a gente”.
O gerente regional do Trabalho e Emprego, Antônio Valério Morillas Júnior, disse que os funcionários não podem cumprir aviso prévio em casa e que vai fiscalizar se eles estão recebendo todos os direitos. “Ainda está no prazo desse pagamento. Todos os pagamentos, nos prazos legais, e todos os direitos dos trabalhadores demitidos terão que ser respeitados”.
Morillas disse ainda que o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho vai investigar o caso e, se houver alguma postura irregular, serão tomadas providências administrativas e judiciais.
Rigor AlimentosA Rigor Alimentos informou que a paralisação do abate na unidade de São Carlos foi decida pela diretoria da empresa. Agora, todo o abate está centralizado em Descalvado.
Sobre os dias a serem cumpridos pelos funcionários, a empresa disse que vai pagar, mesmo não sendo trabalhados. Disse ainda que o prédio será devolvido em breve aos antigos proprietários.

G1