quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Frigorífico Mataboi arrenda instalações do Frigotel

Foi firmado no final do ano o contrato de arrendamento do antigo Frigorífico Três Lagoas (Frigotel) pelo tradicional Frigorífico Mataboi, para reinício imediato do abate e comercialização de carne bovina.
O negócio já foi fechado e os trabalhos de adequação do espaço estrutural e físico do Frigotel já começaram nesta semana. Por enquanto, a diretoria do Mataboi não informou quando irá iniciar o processo de seleção e contratação de pessoal para início das operações do frigorífico.
A empresa de abate, comercialização e exportação de carne bovina tem a matriz na cidade de Araguari (MG), na região do Triângulo Mineiro.
Fundado em 1949 por Nicolau Dorazio e seus filhos Hugo Carlos Dorazio e Hermogênio Dorazio, hoje é administrado pela terceira geração da família.
O Mataboi, considerado o mais antigo e tradicional frigorífico do Brasil, exporta metade de sua produção para países da Europa, África e Ásia. A outra metade é comercializada para o consumo interno de grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
São boas as expectativas da instalação do Frigorífico Mataboi em Três Lagoas. A maioria dos pecuaristas acredita que 2010 será o ano de grandes negócios no ramo de compra e venda de gado para abate.
A quebra de alguns frigoríficos e os altos índices de inadimplência deixaram os pecuaristas da região preocupados e com poucas alternativas para a comercialização de gado bovino, segundo comentou um corretor de venda e compra de gado, que preferiu não se identificar.
A maior preocupação, segundo ele, e que causava sérios problemas “para a realização de negócios, era a inadimplência de alguns frigoríficos”, observou. “Com isso, o mercado ficou retraído. Acredito que a vinda do Mataboi para Três Lagoas e o alto conceito que eles têm entre os principais pecuaristas irá aquecer o mercado de compra e venda de gado de corte”, comentou.