quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Acrimat avisa que não mais participa de ACC do Frialto

16/12 
A quarta Assembleia Geral de Credores (AGC) do Frialto, convocada para hoje (16), em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá), promete ser calorosa. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) acredita que pecuaristas e trabalhadores serão meros figurantes mais uma vez e que esta será a última assembleia de que participará. “Esta vai ser a última participação da Acrimat e vamos convocar todos os pecuaristas a não comparecerem também. Já que são os bancos que decidem, eles, os bancos, que criem o boi e toquem o frigorífico”, anunciou o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, que já está em Sinop.

“Eu não vou a Sinop. Como credor e presidente da Acrimat, sei que o papel do produtor e dos funcionários será de expectadores e esse papel eu não faço mais”, desabafou o presidente da entidade, Mario Candia. Para ele “acabou o respeito que o setor produtivo tinha com o grupo frigorifico dos Bellincanta e agora vamos aguardar o resultado que os bancos decidirem nessa quarta assembleia”.

Candia lembra que foram realizadas diversas reuniões para definirem uma proposta, mas que nada do que foi acordado foi cumprido pelo Frialto, “pois não são eles que decidem e vai ser assim pelos próximos 20 anos, e se a empresa conseguir se manter no mercado, será comandada pelas instituições financeiras”. Ele avisa que “bancos não têm boi e uma hora a corda vai arrebentar”.

A dívida com os pecuaristas em 12 estados soma R$ 95 milhões, dos quais R$ 47,87 milhões devidos somente em Mato Grosso.

Diário de Cuiabá