quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Foram já abatidos pelo menos 140 animais China embarga carne de porco alemã por receio de contaminação com dioxinas

A China anunciou o embargo à importação de carne de porco e ovos alemães, depois de se confirmar que a contaminação com dioxinas tinha chegado à carne de porco e que algumas centenas de animais terão de ser abatidos.Análises confirmaram que a contaminação com dioxinas chegou à carne de porco
Análises confirmaram que a contaminação com dioxinas chegou à carne de porco (Michaela Rehle/REUTERS)
As autoridades alemãs anunciaram terça-feira, ao fim do dia, que os testes feitos aos animais que consumiram rações produzidas com ácidos gordos contaminados com dioxinas confirmavam que alguns porcos em explorações agrícolas apresentavam níveis demasiado elevados deste subproduto industrial, resultante de processos químicos que requerem altas temperaturas.

Em altas quantidades e se forem consumidos continuadamente, os alimentos com dioxinas podem desencadear o cancro – no entanto, as autoridades sanitárias destacam que não há motivos para temer riscos para a saúde, neste caso concreto.

Pelo menos 140 porcos foram já abatidos, mas não se pode excluir que carne contaminada tenha já sido comercializada, como tinha acontecido com os ovos anteriormente, de acordo com um porta-voz do governo regional da Baixa Saxónia, o estado federal mais afectado.

Há ainda 490 explorações agrícolas encerradas por precaução, enquanto se efectuam testes, mas na sexta-feira, no momento mais alto da crise, foram encerradas 4700 quintas. Mas novas explorações vão sendo encerradas, à medida que vão surgindo suspeitas- O jornal "Frankfurter Allgemeine Zeitung" desta quarta-feira fala em 95 só na Renânia do Norte-Vestfália.

As exportações de carne de porco da Alemanha para a China são modestas (7000 toneladas em 2009), mas o país exporta 2200 milhões de toneladas anualmente para o mundo inteiro, segundo números avançados pelo Ministério da Agricultura alemão. A Coreia do Sul era o único país, até agora, a ter embargado a carne e os ovos importados da Alemanha, embora a Rússia e alguns países limítrofes da Alemanha tivessem impostos alguns controlos mais apertados à entrada destes produtos nas suas fronteiras