quinta-feira, 2 de junho de 2011

Frigoríficos se recuperam após decisão de embargo de carne na Rússia

Papéis da Brasil Foods são os que mais sofrem no pregão desta quinta-feira

São Paulo – As ações dos principais frigoríficos brasileiros se recuperam após a queda observada na manhã desta quinta-feira (2), refletindo principalmente a decisão do governo da Rússia de suspender temporariamente a importação de carne e produtos compostos de 85 frigoríficos dos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul a partir de 15 de junho.

A lista de frigoríficos afetados inclui unidades das companhias JBS, Marfrig e Brasil Foods, de acordo com informações disponíveis no website da Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia. Em comunicado, a Minerva (BEEF3) informou que “não possui plantas que figuram na lista divulgada pela autoridade russa, muito menos operações nos estados mencionados pela nota” e, portanto, não será afetada pelo embargo russo.

A Rússia é o principal destino das exportações de carne bovina produzida no Brasil, com 30% do total. Apenas nos três primeiros meses de 2011, o volume enviado pra lá totalizou 69.098,75 toneladas, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A receita cresceu 48,76% no período em análise, para 304,439 milhões de dólares, em comparação com o mesmo período de 2010.

No caso da carne suína, a situação não é muito diferente. O país europeu é destino de 40,33% do total produzido no Brasil, conforme dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína. O volume total embarcado entre janeiro e março ficou em 68.220 toneladas.

Questionada pela reportagem de EXAME.com sobre o impacto do embargo russo sobre os negócios, a assessoria de imprensa da Brasil Foods (BRFS3) optou por não se pronunciar. Segundo o último balanço da companhia, 9,7% do total da receita da Brasil Foods foi proveniente das exportações para a Euroásia no primeiro trimestre do ano. As ações da companhia chegaram hoje a cair 3,02%, cotadas a 28,22 reais (mínima do dia).

Em nota, o frigorífico Marfrig Alimentos (MRFG3) informou que as exportações do grupo para o mercado russo representaram 10,7% do total de exportações da companhia, correspondendo a 4,7% da receita consolidada da companhia. Segundo a empresa, “as exportações para a Rússia serão atendidas através de unidades localizadas em outros estados, não impactando dessa forma os volumes vendidos para aquele destino”. Os papéis da empresa já se recuperaram e operam em terreno positivo, mas antes sofreram queda de 1,79%, cotados a 13,65 reais.