terça-feira, 26 de agosto de 2014

Procuradoria denuncia frigorífico por despejar restos de animais no rio Paraíba do Sul

Estabelecimento teria despejado dejetos do abate em rio sem o devido tratamento


Do R7
Um frigorífico em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio, foi denunciado pelo Ministério Público Federal por poluir o rio Paraíba do Sul. Os responsáveis pelo frigorífico Guarus LTDA, Marcos Venício Gomes da Silva e Nurys Fernandes Brasil da Silva Gandra, respondem por prática ambiental criminosa.
O procurador Eduardo Santos de Oliveira, autor da denúncia, afirma que “a postura adotada pelo matadouro vem causando poluição em níveis altíssimos, capazes de resultar sérios danos à saúde dos seres vivos”.
O MPF investigava a existência de licença ambiental pelo frigorífico quando houve indícios de lançamentos indevidos no rio. Como parte das investigações, o Ministério Público solicitou que a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) realizasse coletas no rio.
No laudo emitido pela universidade, consta que a região próxima ao matadouro está em “péssimas condições ambientais” em razão do lançamento de dejetos do abate de animais, sem tratamento, nas águas do rio. Os resíduos são lançados por um sistema de tubulação subterrânea pelo frigorífico, que fica a 300 m do Paraíba do Sul. 
Logo_noticias