sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pecuária de corte: Oeste do Mato Grosso deve liderar a entrega de boi confinado

Segundo Imea, a região deve entregar 70% do boi terminado em cocho entre julho e setembro.






O primeiro levantamento de intenção de confinamento de 2010 em Mato Grosso, divulgado na semana passada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária durante o Enipec, mostrou que o volume de animais confinados deve cair 7,03% em relação a 2009.
Caso a intenção dos pecuaristas se concretize, serão produzidas exclusivamente nos cochos 593 mil cabeças, o que deve responder por 20% a 30% dos bovinos produzidos para abate no MT no período da entressafra.
A antecipação da entrega de bovinos, segundo o Imea, será puxada pelo oeste do Mato Grosso. A região deve entregar 70% dos bovinos confinados entre julho e setembro.
Mesmo com o custo da alimentação muito favorável à atividade, o alto preço do boi magro, que reponde por mais de 50% do custo da atividade, é apontado como principal entrave para a produção. Outra causa apontada pelo instituto foram as frustrações de preços dos dois últimos anos, que não foram suficientes para aumentar o nível de proteção, já que somados os hedges via termo e via BM&F, ainda não atingiram 25%.