quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aurora inaugura embarques regulares de carne suína à China

Aurora Alimentos deve começar a construir nova fábrica no RS até o final do ano

São Paulo - A Coopercentral Aurora se prepara para embarcar o primeiro lote de carne suína para a China. Inicialmente serão exportadas, semanalmente, duas mil cabeças. Esse é o segundo frigorífico a embarcar carne suína para o mercado chinês. Em dezembro, a JBS anunciou o envio do primeiro lote para Pequim. As exportações para o país asiático ocorre no momento em que os suinocultores de Santa Catarina se preparam para investir na produção, de acordo com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), que estima um crescimento na oferta de suínos de 20% até o primeiro trimestre de 2013, em função da recente abertura de mercado promovida pelos EUA.

"Já neste ano pode haver um crescimento de 10%, e no início do próximo ano, mais 10%", afirma o presidente da entidade, Losivanio Luiz de Lorenzi. "É tempo de colocar as matrizes na propriedade e prepará-las".

A expectativa do segmento é de que, com a decisão dos EUA , outras nações abram as portas para a carne brasileira. "Apostamos que o reconhecimento dos EUA irá se refletir em outros mercados, que poderão comprar mais do que os próprios EUA", diz o vice-presidente da Aurora, Neivor Canton.

O suinocultor catarinense Francisco Canossa, do município de Seara, que está investindo R$ 550 mil em sua produção, aposta nesse crescimento da demanda externa. "Abriram-se novos mercados, o negóciotem que melhorar. Como Santa Catarina é livre de febre aftosa, deve sair na frente", ele avalia.