quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Exportação de carne brasileira a árabes bate novo recorde no primeiro semestre de 2014


Produto bovino apresentou aumento de 22,7%, enquanto o volume exportado em toneladas de frango cresceu 6%. Nações árabes se mantêm na quinta posição como quinto maior destino das exportações brasileiras para o mundo
 As exportações brasileiras de carne bovina para os países árabes, que representam o maior mercado para o produto nacional, bateram novo recorde no primeiro semestre de 2014, tanto em receita (valor em milhões de dólares) quanto em quantidade (volume em toneladas), em comparação com o mesmo período do ano anterior. As vendas do produto carnes desossadas de bovino congeladas, por exemplo, aumentaram quase 20%. Já o produto fresco ou refrigerado cresceu 18,22% em receita, e 15,35% em volume. Somadas as exportações de carnes de bovinos atingiram US$ 475 milhões. A informação vem de balanço divulgado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
“Esses aumento se devem a um melhor desempenho da economia em alguns países. Em países como o Egito, a carne brasileira tem qualidade muito superior à indiana”, explicou o diretor geral e CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby.
As exportações de carnes de aves também apresentaram desempenho positivo. O produto pedaços e miudezas congelados de frango – que representa quase 8% do total da pauta de exportação aos países árabes -, por exemplo, aumentou 5,59% em volume. No total de resultados em comércio exterior, o Brasil exportou mais de US$ 1,66 bilhão em carnes de aves.
AGRONEGÓCIO
Outro destaque da pauta foi o milho em grãos - exceto para semeadura - que cresceu quase 25% em volume, num total de cerca de US$ 333 milhões.
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.


Adaptado do informativo nformações para a imprensa - A4 Comunicação