quarta-feira, 3 de março de 2010

Adesão ao MT Legal foi oficializada ontem

MT Legal vira bandeira
Atividade buscou por legislação ambiental aplicável para promover a sustentabilidade



A cadeia produtiva da carne, em Mato Grosso, está pronta para descobrir novos mercados e escrever uma nova realidade, calcada nos preceitos da produção sustentável. Ao invés de infinitos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), o segmento em consenso oficializou ontem a adoção do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural, o MT Legal.
Esta ação inédita em nível de Brasil é considerada o ‘pulo do gato’ do setor, pois com a iniciativa a expectativa por um TAC junto ao Ministério Público Federal perde a razão de existir.
Pela ótica da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), ao aderir à legislação estadual, qualquer produtor estará enquadrado na legalidade e assim, como explica o presidente da entidade, Mário Candia, “livre de sanções e sem a obrigatoriedade de assinar qualquer TAC”.
A adesão ao MT Legal foi oficializada durante cerimônia no Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado, e contou, entre outras autoridades, com a presença do governador Blairo Maggi. Assinaram o documento o Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), acordado pelo governador de Mato Grosso, Blairo Borges Maggi.