quinta-feira, 4 de março de 2010

Carne bovina: Técnicos da UE discutem sobre irregularidades na exportação

Segundo o Mapa, foram adotadas todas as medidas legais cabíveis em relação ao assunto

Uma auditoria de rotina realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estabelecimentos habilitados à exportar para a União Europeia detectou irregularidades em partidas de carnes exportadas por um frigorífico. De acordo com informações veículadas na imprensa, o Frigorífico Arantes está envolvido no episódio. Por isso, o Mapa suspendeu imediatamente a produção e certificação para exportação do estabelecimento, que foi autuado e deverá ser multado.
Além disso, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa comunicou imediatamente o ocorrido às autoridades sanitárias da União Europeia (DG Sanco) e solicitou que fossem apreendidas as carnes exportadas pela empresa, que encontra-se sob investigação.
Integrantes da missão da UE, que chegaram ao Brasil nessa segunda-feira (1º) para auditorias de rotina, reuniram-se com a direção do Dipoa para tratar do assunto. Foram apresentados os resultados parciais dos trabalhos e relatadas todas as ações já adotadas pelo Ministério da Agricultura, destacando-se que as investigações ainda não foram finalizadas.