domingo, 7 de agosto de 2011

Deputados anunciam criação de novo matadouro


Na manhã desta quinta-feira, 04, uma comissão de deputados da Assembléia Legislativa de Roraima esteve na sede da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima).
Os parlamentares Francisco Britto, Soldado Sampaio e Dhiego Coelho encaminharam ao presidente, Ramiro Teixeira, um requerimento solicitando informações sobre as atividades da empresa.
Entre os assuntos citados pelos parlamentares estão questões referentes à folha de pessoal, empréstimos e projetos da companhia. Ramiro Teixeira recebeu o documento e comprometeu-se a prestar todos os esclarecimentos aos deputados.
“Respeito o trabalho dos parlamentares e esclareceremos todas as dúvidas sobre a Codesaima”, afirmou. Na ocasião, o deputado Britto anunciou que 10 empresários de Roraima fizeram uma sociedade para a criação de um novo matadouro frigorífico no Estado. Segundo Britto, cada um colaborou com o valor de R$ 1 milhão para a obra que já conta com uma área próxima do Mafir (Matadouro Frigorífico Industrial de Roraima).
Esta notícia foi recebida com satisfação pelo presidente da Codesaima que salientou a coragem dos empresários em investir num setor complexo e de alto custo de operação e manutenção. O deputado Britto comentou que o Mafir deveria ser privatizado, mas Ramiro lembrou que o matadouro do Estado exerce um importante papel social e econômico, oferecendo um abate sem custo tanto para o pequeno produtor quanto para o grande, permitindo um barateamento da produção.
O presidente ressaltou também a eficiência do Mafir que, atualmente, realiza em média 400 abates por dia, atendendo os mercados de Roraima e exportando carne para o Amazonas. Toda esta atividade do matadouro é fiscalizada pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Agricultura, o que garante a qualidade dos serviços e produtos do Mafir.