quinta-feira, 15 de março de 2012

Empregados em frigoríficos querem reajuste acima da inflação

Os trabalhadores em frigoríficos de Mato Grosso do Sul querem ganho real acima da inflação nas negociações salariais que estão ocorrendo nos municípios, por intermédio dos sindicatos laborais com a classe patronal. A informação é de Vilson Gimenes Gregório, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande – Stiac/CG e presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Mato Grosso do Sul – Ftiaa/MS. 

Gimenes Gregório participou ontem em Lins/SP de uma reunião com a direção nacional do Frigorífico JBS, sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2012/13. Os empresários teriam oferecido apenas a reposição salarial de acordo com o acumulado da inflação nos últimos 12 meses. A entidade laboral não aceitou e insistiu em ganho real, com percentuais acima do acumulado da inflação. “Ontem em Bataguassu foi fechado acordo salarial de 8%. Nós queremos fechar com os grandes frigoríficos um pouco mais, para que os trabalhadores tenham maior poder aquisitivo e, consequentemente, tenham melhor qualidade de vida”, justificou o líder sindical.

Além do ganho real, os trabalhadores insistem também em fechar um acordo sobre a participação no lucro das empresas. Vilson Gimenes lembra que em 2010 os frigoríficos chegaram a assinar um acordo nesse sentido e depois quiseram voltar atrás. Para ele, as empresas deveriam resolver de vez essa questão e estabelecer sim um percentual de participação no lucro pelos empregados. “É justo, pois os trabalhadores são grandes responsáveis pelo faturamento astronômico dos frigoríficos em todo o Brasil”, insistiu Vilson Gimenes.

Como não se chegou a um acordo ontem em Lins/SP, o JBS pediu nova reunião com os trabalhadores na próxima terça-feira (20), para tentar fechar a convenção coletiva de trabalho. 


14/03/2012 - 21:06
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.